Queimados realiza grande ação para entrega de 100 carteirinhas do autista
Evento será integrado com outras secretarias, na prestação de diversos serviços
A próxima segunda-feira (10) será de mais dignidade e garantia dos direitos para 100 crianças diagnosticadas com a Transtorno do Espectro Autista (TEA) que vão receber a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) através de uma ação da Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania. A carteirinha serve para identificar a criança como pessoa com TEA, assegurando prioridade em atendimentos em serviços públicos e privados, como saúde, educação e transporte, além de facilitar o acesso a benefícios previstos na Lei nº 13.977/2020, conhecida como Lei Romeo Mion. Ela serve como um documento oficial de identificação e ajuda a evitar constrangimentos.
A ação vai acontecer em parceria com a Universidade Estácio de Sá, que vai ceder o espaço para realização do evento da entrega, que acontece das 10h às 12h, no terceiro andar da unidade, que fica localizada no Centro Comercial de Queimados (CCQ), rua Eloy Teixeira, no Centro. Além das 100 carteirinhas, a ação vai contar com a presença de outras secretarias, que vão ofertar diversos serviços não só para as crianças como para toda família. Entre as secretarias presentes na ação estão:
Saúde (Imunização, Cartão do SUS, Pesagem e Esclarecimento sobre consultas no Capsi)
Assistência Social (Bolsa Família e CadÚnico);
Educação (CAEEQ, Transporte Escolar e Matrícula);
Transporte (Vale Social);
Projetos e Convênios (Matrículas Casa da Inovação);
Esporte (Matrículas para Natação).
Para o prefeito Glauco Kaizer, essa entrega é uma grande conquista para as crianças e adultos diagnosticados com TEA na cidade: “A entrega das carteirinhas representa um avanço significativo na inclusão e no respeito aos direitos das pessoas com TEA. Ela é mais do que um documento. Ela vai facilitar a vida não só da pessoa com TEA, como também do familiar, que terá o acesso a serviços essenciais, garantindo prioridade no atendimento.”, destacou o gestor.
“Nosso papel é assegurar que políticas públicas inclusivas saiam do papel e impactem positivamente a vida de quem mais precisa.”, completou a secretária Cristiane Lamarão.
A ação contará ainda com uma sala exclusiva para crianças com contação de histórias, brincadeiras e muito mais.