Qualificações sobre Língua Portuguesa e Matemática são oferecidas a professores em Búzios

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras oferece mais uma boa oportunidade de aprendizagem aos profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino.

Terão início, nas próximas semanas, os cursos “Descomplicando a Matemática” e “Descomplicando a Língua Portuguesa”, voltados para os professores do 5º ano. As inscrições para as qualificações presenciais já estão disponíveis no portal da Educação, na Plataforma da Formação Continuada.


O objetivo dos cursos é potencializar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o compartilhamento de práticas e saberes entre os docentes. Serão realizadas oficinas para o desenvolvimento de competências e 
de habilidades que apresentaram menos êxito na Avaliação Diagnóstica do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO.

Também serão abordados os descritores contemplados nas Matrizes de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB.


O curso “Descomplicando a Matemática” 
começa no dia 9 de maio. A qualificação terá foco na troca de experiências sobre a aplicabilidade da disciplina diante de alunos com diferentes níveis de aprendizagem.

Já as atividades do “Descomplicando a Língua Portuguesa” começarão no dia 16, direcionando o trabalho desenvolvido em sala que visa à evolução da aprendizagem do aluno e do professor.

Ambas as formações acontecerão na modalidade presencial, no Colégio Municipal Professora América Abdalla,em Nova Esperança às terças-feiras, das 18h às 21h, conforme os cronogramas disponibilizados.


INSCRIÇÕES – Os interessados devem realizar as inscrições na página da Formação Continuada disponível no Portal da Educação (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br).

Para ter acesso às inscrições, o servidor precisa estar com o login ativo na plataforma Jubarte, o cadastro ativo/atualizado no E-Cidade, de acordo com a função que exerce na escola e ainda realizar o cadastro do cursista no primeiro acesso/login na página da Formação.

A sugestão é que os cursos estejam contemplados como carga horária referente ao horário de atividades, sendo justificada mediante a entrega da declaração de comparecimento à direção da Unidade Escolar.

Para mais informações ou esclarecimentos, a equipe da Gerência de Formação Continuada estará à disposição por meio do e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *