25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Projeto Do Mangue ao Mar ocupa casas sustentáveis com circuito ambiental na Expo Itaguaí

Jogos, histórias, exposições e exibição de vídeos fazem parte da programação preparada para o evento

 

Uma das festas mais aguardadas no estado do Rio de Janeiro, a Expo Itaguaí, que será realizada entre 28 e 30 de junho e 4 e 7 de julho, contará este ano com um circuito ambiental educativo. O Projeto Do Mangue ao Mar  iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em convênio com a Transpetro — a convite da Secretaria do Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-estar Animal, ocupará duas casas sustentáveis do município com a mostra itinerante Do Mangue ao Mar. Jogos, histórias, exposições e exibição de vídeos fazem parte da programação preparada especialmente para o evento, com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação do meio ambiente. 

 

No circuito educativo, o público poderá aprender mais sobre a história, geografia, biodiversidade e ecossistemas da Baía de Sepetiba. As informações serão apresentadas, em um painel de histórias, pelos jovens do Ecoclube Base Costa Verde. Haverá ainda a exibição do Aquamangue – uma maquete interativa que mostra de forma concreta os benefícios trazidos pelos manguezais à população. Os visitantes também serão convidados a passar pelo jogo ‘Mais bicho ou mais lixo’ – uma “cama de gato” de elásticos, que simula o ambiente de manguezal, onde coletarão lixo em meio às “raízes de mangue”. Para cada resíduo coletado, o participante receberá um “bicho” para colocar de volta no ecossistema. Todas essas atividades serão realizadas na Casa de Pneus.

 

Ainda nesse espaço, o público poderá conferir uma exposição sobre os dutos, que explicará um pouco do trabalho da Transpetro na região. Informações como “O que são esses dutos?”, “O que passa ali” e “O que pode ou não fazer em cima de uma faixa de dutos” serão transmitidas aos visitantes.

 

Por fim, na Casa de Telhado Verde, o público poderá relaxar assistindo a vídeos de seminários ambientais apresentados pelos jovens do Ecoclube.

 

“A exposição itinerante Do Mangue ao Mar para a Expo Itaguaí será interativa, com a juventude do nosso Ecoclube de Itaguaí contando histórias, trocando saberes e realizando jogos com os visitantes. Nosso intuito é proporcionar a todos, especialmente a crianças e jovens, oportunidades educativas e culturais, possibilitando a construção do conhecimento e a sensibilização para a importância da conservação dos ambientes costeiros e marinhos e para o combate ao lixo”, conta o supervisor de Educação Ambiental do Projeto Do Mangue ao Mar, Paulo Salomão.

 

A Expo Itaguaí é a principal festa agropecuária do estado do Rio de Janeiro, realizada pela Prefeitura de Itaguaí e custeada por patrocinadores e pela lei de incentivo à cultura. O evento é reconhecido nacionalmente e já se tornou um marco no calendário cultural da cidade, reunindo artistas, expositores, cultura, gastronomia e outras atrações. Em sua 31ª edição, a expectativa é reunir mais de 500 mil pessoas nos sete dias de evento.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *