Programa Criança Feliz: fortalecendo as redes de proteção em Bom Jesus
O Programa Criança Feliz (PCF) tem por finalidade a promoção do desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. São realizadas visitas domiciliares de acompanhamento com orientações para gestantes e a família na preparação para o nascimento do bebê.
O trabalho fortalece as redes de proteção e cuidado nos territórios, incentiva a prática de atividades para estimular o desenvolvimento infantil, como noção de espaço, percepção visual, imaginação, atenção, autocontrole, coordenação motora entre outros.
O público alvo são gestantes, crianças até 36 meses e suas famílias inseridas no Cadastro Único, crianças até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para se inscrever basta procurar o CRAS de referência do seu território levando CPF e comprovante de residência.
O programa já realizou, desde novembro de 2022, quase 18,5 mil visitas no município. São 574 famílias atendidas, com 437 gestantes e 103 crianças de 0 a 72 meses. O Programa Criança Feliz é um serviço do governo federal em parceria com as prefeituras.