21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Profissionais do Transporte Escolar de Mesquita recebem formação

Foram abordados temas relacionados à estrutura da rede pública municipal e dinâmicas pautadas na educação inclusiva, além de uma palestra do SAMU sobre primeiros socorros

Na última sexta-feira, dia 2 de fevereiro, a equipe do Transporte Escolar de Mesquita passou por uma formação técnica relacionada à estrutura da rede pública municipal e dinâmicas sobre a educação inclusiva. Além disso, a ação teve participação de profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que realizaram uma palestra sobre primeiros socorros. A atividade aconteceu no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, no Centro.

“Tivemos um momento de acolhimento e falamos sobre alguns programas. Na próxima formação, do meio do ano, ampliaremos um pouco mais as abordagens. Trataremos assuntos mais específicos, como os programas que temos na cidade, e analisaremos os índices locais, por exemplo. Essas informações são fundamentais para a concretização de um trabalho de qualidade”, defende a subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa. Ela aproveitou para falar mais sobre o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além do calendário escolar da rede de Mesquita.

A capacitação acontece duas vezes ao ano, sempre antes do início dos semestres do ano letivo. Além do ensino, o objetivo é preparar os profissionais para serem multiplicadores do conhecimento. “A formação da equipe é muito importante para a rotina com os alunos. Temos estudantes de diversas idades e alguns deles possuem algumas especificidades. Por isso, precisamos de certo preparo para lidar com todas as situações que possam surgir. Também é sempre necessário ter conhecimentos prévios para compartilhar com outras pessoas e tirar dúvidas, quando elas surgirem”, argumenta Raquel Balieira, responsável pelo Transporte Escolar de Mesquita.

Para encerrar, os funcionários da Escola Municipal Professor Marcos Gil, que é referência em Educação Especial na cidade, organizaram dinâmicas em grupo. A ideia era que os profissionais do Transporte Escolar entendessem as vivências dos alunos da unidade. A escola fica na Estrada Feliciano Sodré 2315, no Centro, e conta com professores capacitados, incluindo mediadores, intérpretes de Libras e guia para cegos.

Transporte Escolar

O serviço de Transporte Escolar alcança 18 escolas e duas creches do município, o que equivale a cerca de 500 alunos. Os veículos seguem rotas pré-estabelecidas, que respeitam listas com os locais de cada estudante. Eles são buscados em pontos e horários marcados e, depois, levados de volta. Já em relação à creche, os responsáveis acompanham as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *