Professores de Porto Real Participaram da Formação do Projeto Rota do Saber
A formação “STEM na Prática”, que é promovida pelo projeto Rota do Saber – STEM e desenvolvimento humano para fortalecer escolas e comunidades, iniciativa que conecta educação, tecnologia, criatividade e transformação social por meio de metodologias inovadoras de ensino. Os professores da Rede Municipal participaram da formação que tem como objetivo preparar educadores para implementar práticas pedagógicas baseadas na Educação STEM e na Metodologia Maker, promovendo experiências mais dinâmicas, participativas e conectadas à realidade dos estudantes. Nos encontros, os professores vivenciam atividades práticas de robótica, eletrônica, programação, prototipagem e aprendizagem baseada em projetos, incentivando o protagonismo estudantil e a construção coletiva do conhecimento.
Para a Subsecretária de Educação de Porto Real, Giovana de Oliveira, a capacitação é essencial para fortalecer o ambiente escolar e acompanhar as transformações da educação na atualidade. “A formação continuada é fundamental para fortalecer a prática pedagógica, promover a atualização profissional e acompanhar as transformações da educação contemporânea.
Para as escolas, representa a oportunidade de consolidar uma cultura de inovação, colaboração e melhoria contínua da aprendizagem”, destacou Giovana e acrescentou que o Projeto Rota do Saber contribui oferecendo atividades alinhadas às demandas atuais da educação, integrando tecnologia, criatividade e metodologias ativas.
A formação “STEM na Prática” integra as ações do projeto Rota do Saber que são voltadas ao fortalecimento da educação pública através da inovação pedagógica, da criatividade e da valorização do papel dos educadores no processo de aprendizagem. No primeiro ciclo, foram alcançados cerca de 80 educadores das escolas municipais de Porto Real (RJ), Betim (MG) e Goiana (PE).

