Proerd: 282 alunos da rede municipal de Pinheiral se formam no Programa Educacional de Prevenção às Drogas

 A solenidade contou com a apresentação do Coral da Educação “Vozes do Futuro” que abrilhantou o evento

Os 282 alunos de oito escolas da rede municipal de ensino de Pinheiral receberam na última sexta-feira (07), os certificados de formatura do Programa Educacional de Prevenção às Drogas, o (PROERD). Os estudantes participaram da cerimônia que foi realizada no auditório William Monachesi, do UniFOA, em Três Poços. As atividades foram direcionadas aos alunos do 5° Ano do ensino fundamental e teve a presença de professores, diretores, pais, responsáveis e autoridades.

Ao fim do curso os alunos produziram uma redação, onde os formandos tiveram que escrever sobre o que aprenderam durante os seis meses de curso. Seis alunos tiveram as redações escolhidas e receberam brindes e premiações provenientes de parceiros do município, uma linda bicicleta, concedida por empresários e o Rotary Clube de Pinheiral, curso de informática oferecido gratuitamente pela empresa Inforpil e um dia de “beleza” para as meninas no Instituto Beleza Natural.

O PROERD atua orientando os estudantes das redes municipais de ensino sobre a prevenção ao uso de drogas e possui o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

O programa é realizado no município de Pinheiral desde o ano de 2005, mas até então era desenvolvido apenas com as turmas de 5° Ano e este ano atenderá as turmas de 1° e 2° Ano do Ensino Fundamental, além de ter sido a primeira vez que o projeto foi realizado na área rural.

Estiveram presentes no evento o prefeito Ednardo Barbosa, a vice-prefeita Sediene Maia, o secretário de Educação Fernando Cabral, Desenvolvimento Econômico Júlio Barbosa, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Mário Arthur, Diretora do Departamento Pedagógico Maximília Brandão, a Diretora do Departamento da Educação Integral Joelma Alvernaz, Diretora de Departamento Administrativo Maria Aparecida Ribeiro Pires, além de Lara Prado, Supervisora de Eventos do Unifoa, 1º Tenente Ricardo da Cunha da 3ª Companhia de Polícia de Pinheiral, 2ºTenente Anderson Coelho, Oficial de Ligação do Proerd no 28º Batalhão de Polícia Militar, 1ºSargento José Eduardo Spíndola Alves, representante do programa Proerd e o Major Manassés, representando o 5º comando de policiamento e Márcio, representando o Rotary Pinheiral.

O prefeito Ednardo Barbosa destacou a importância do programa para o município e o trabalho desenvolvido pelos tenentes.

– Foi um grande prazer participar da cerimônia e poder saudar os alunos pela importante conquista, já que se trata de um programa que mostra aos estudantes a importância e como ficar longe das drogas. Sabemos que a disciplina começa na fila da merenda escolar, com o respeito ao aluno da frente. Aos nossos formandos que se empenharam em participar e a toda equipe da Polícia Militar, que é motivo de orgulho para a cidade.

Temos uma belíssima parceria, que vem rendendo ótimos frutos para Pinheiral, tais como a inauguração do sistema de monitoramento de câmeras e o CPROEIS que fortalece a segurança do comércio com as rondas que são realizadas na cidade. Aproveito para agradecer aos parceiros pela doação dos brindes e bicicletas para a premiação das melhores redações dos estudantes e ao coral Vozes do Futuro pela belíssima apresentação – disse o prefeito.

A vice-prefeita Sediene Maia enalteceu a participação das escolas e parabenizou os alunos pela formatura.

-É uma alegria poder participar deste momento tão especial para a educação. Durante a minha atuação como diretora, tive a honra de receber a primeira edição deste programa na escola em que trabalhava. Graças a Deus o Proerd ainda permanece e creio que ainda temos muito ainda o que fazer com as nossas crianças. Tenho a certeza de que os alunos aproveitaram ao máximo o que os instrutores passaram e vamos dar continuidade ao programa no nosso município- destacou.

De acordo com o secretário de Educação Fernando Cabral, as aulas ministradas pelos instrutores do programa alertam os alunos sobre as consequências físicas, sociais e legais do uso das drogas e a importância de dizer não ao uso das substâncias.

– Agradecemos ao Unifoa pelo espaço que foi concedido para a realização da formatura dos estudantes, a participação dos formandos no uso dos vocabulários e as excelentes redações realizadas, fruto do trabalho desenvolvido pelos professores, diretores, orientadores e toda a equipe educacional. Parabéns e desejo sucesso a cada um deles – afirmou o secretário.

O vereador e presidente da Câmara Municipal Mário Arthur afirma que o Proerd não é apenas um projeto que ensina as crianças sobre os perigos das drogas, mas também fortalece valores de respeito e empatia com a sociedade.

– Quero destacar a importância desse programa para Pinheiral para que a cada dia essas crianças possam nos representar e melhorar ainda mais a nossa cidade. Vamos continuar investindo em programas como este que têm o poder de transformar vidas. Parabéns a todos por todo o trabalho realizado- frisou o vereador.

Para o 1º Sargento e representante do Proeis, José Eduardo Spíndola, o programa foi positivo e proporcionou ensinamentos para os alunos.

– Expresso a minha gratidão ao município de Pinheiral que nos acolheu, a Polícia Militar por nos permitir realizar o programa nas escolas, as diretoras, professoras, funcionários, alunos e crianças. O objetivo do programa foi alcançado e esperamos que essas crianças coloquem em prática o que aprenderam- expressou o sargento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *