Procon Carioca e ANS promovem evento voltado para capacitação em Saúde Suplementar

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, participa nesta sexta-feira, 07/06, da terceira edição do projeto “ANS com Você: Edição Procons” realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o órgão. O encontro, que será realizado no auditório da sede do instituto, no bairro do Estácio, visa a capacitação das equipes que atuam na defesa do consumidor na área da saúde suplementar. A formação tem o objetivo de esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde e auxiliar nos atendimentos que são realizados aos consumidores de planos de saúde.

Segundo a Diretora-Executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, “a saúde suplementar é um dos temas mais sensíveis a ser enfrentada pelos órgãos de defesa do consumidor e a atualização dos técnicos deve ser constante”, diz Renata.

– A parceria entre o Procon Carioca e a ANS é muito importante, especialmente diante do aumento do número de reclamações registradas pelos consumidores. Questões envolvendo reajuste abusivo, negativa de cobertura e descumprimento dos prazos estabelecidos pela ANS são os problemas mais reclamados pelos consumidores de planos de saúde. Portanto, iniciativas como essas devem ocorrer de maneira permanente, conclui a Diretora-Executiva.

Durante o encontro, técnicos da ANS vão atualizar os órgãos sobre as regras de contratação e utilização dos planos de saúde, a exemplo do que ocorreu na edição do ano passado.


“Temos buscado estreitar nossa parceria com os órgãos de defesa do consumidor ao longo do tempo. A edição de 2023 do “ANS com Você” foi muito produtiva, e entendemos que há uma necessidade de manter esses treinamentos, porque a população tem no Procon uma referência. Então é importante que todos os atendentes tenham conhecimento sobre as regras da saúde suplementar e possam auxiliar os consumidores da melhor forma”, destaca a diretora de Fiscalização da ANS, Eliane Medeiros.

Aumento de reclamações sobre o setor


No último ano, o Procon Carioca identificou um aumento de 86,5% nas reclamações registradas para o setor, quando comparadas com o ano anterior. Entre maio de 2022 e maio de 2023, apenas no consumidor.gov, foram registradas 1407 reclamações. Já de maio de 2023 a maio deste ano, esse número já subiu para 2624. 

Os encontros do Projeto “ANS com Você” irão acontecer também em outras regiões do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *