30 de abril de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura do Rio mantém nota “B” de Capacidade de Pagamento (CAPAG) por cumprimento de metas fiscais

Avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional aponta metas cumpridas pelo município do Rio, o primeiro a aderir ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF)

A Cidade do Rio, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu a nota “B” de Capacidade de Pagamento (CAPAG). A avaliação preliminar da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), sobre o exercício de 2023 do município do Rio, destaca o cumprimento das metas de Poupança Corrente, de Liquidez e de Despesa com Pessoal, no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), e a classificação de capacidade de pagamento “B”. Desde a adesão do município ao PEF, ainda em 2021, os ajustes fiscais promovidos garantiram o equilíbrio e a sustentabilidade das contas públicas municipais.

Em 2021, a Prefeitura do Rio herdou um déficit fiscal de R$ 6 bilhões, entre restos a pagar, despesas de exercícios anteriores, precatórios, duas folhas de pagamento extras, descontrole da despesa de pessoal e contratos sem cobertura orçamentária. Em caixa foram encontrados apenas R$ 12 milhões para o início do novo governo. O município esteve por quatro anos com a nota ‘C’ de avaliação da Capacidade de Pagamento instituída pelo Tesouro Nacional (CAPAG), o que impossibilitava a garantia da União para a contratação de financiamentos. A CAPAG é uma classificação de risco elaborada com base em índices de liquidez, poupança e endividamento para avaliar a situação fiscal de estados e municípios.

“A Prefeitura firmou um compromisso para reequilibrar as contas dentro do escopo do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF) do governo federal, com uma série de objetivos fiscais a serem alcançados até o final de 2024. Ainda em 2021, o município já havia alcançado todos os compromissos assumidos”, afirma a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *