Prefeitura de Pinheiral promove Palestra sobre o Autismo

Evento é gratuito e aberto ao público

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza no próximo dia 27 de abril, quinta-feira, o primeiro Seminário sobre o Autismo. O encontro será realizado no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) Campus Pinheiral, das 8 às 17 horas. Haverá palestras com profissionais que discutirão o tema e a presença de pais e responsáveis.

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. O autismo é classificado em três níveis e começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.

Para a Secretária da pasta, Patrícia Rivello, o evento vai proporcionar mais conhecimento aos pais, responsáveis e profissionais, além de esclarecer dúvidas que englobam o assunto.

– O objetivo é poder conhecer um pouco mais sobre o Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e seus níveis. Nós enquanto profissionais da área social precisamos participar e trazer à tona essas informações, para gerar conhecimento para que a sociedade esteja mais preparada para trabalhar com essas questões- disse a secretária.

Confira os nomes e profissões dos palestrantes:

-Roberto Carlos da Silva, Psicólogo, Mestre em Ensino de Biociências e Saúde. Especialista em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Atuando no cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autistas. Na Associação Casa de Brincar e na Coordenadoria da Mulher no município de Pinheiral.

-Dra. Irvana Duarte de Oliveira, Delegada da CAARJ, Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Privado e Civil. Diretora de assuntos jurídicos da AASA (Associação Autismo Superação)

-Leandra Vieira Salomão Docente Coluni UFF Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Educação Especial e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

-Viviane de Freitas Oliveira Lione, Docente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF e do Programa de Pós-graduação-Doutorado em Tecnologia e Inclusão da UFF. Vice Coordenadora de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia da UFRJ

-Edilma Rodrigues de Oliveira – Mestranda em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente no Centro universitário (UniFOA), graduada e Psicologia pela Universidade Estácio de Sá, em Pedagogia (UGB), Pós-graduação com especialização em Neuropsicológica. (FAMESP), em Educação Especial com Ênfase em TGD e Altas Habilidades (FESL), em Atendimento Educacional Especializado (UNILINS), em Neuropsicopedagogia (CENSUPEG), em Psicopedagogia (FIJ), em educação especial -deficiência mental (UNIRIO), Professora da rede pública de ensino desde 1995, atuando com a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

– Aline Matias, Beatriz Careli e Frances Marcato, integrantes da Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *