Prefeitura de Pinheiral Promove Palestra para servidores sobre o Setembro Verde  

A campanha tem o objetivo de conscientizar a população e dar visibilidade para a causa da Pessoa com Deficiência

Como parte das ações do “Setembro Verde – mês da inclusão da pessoa com deficiência, a Prefeitura de Pinheiral, por meio das Secretarias de Saúde(SMS) e Educação(SME), promoveu na última quarta-feira,13, no auditório da SMS, uma palestra para os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial e dos servidores da Educação, cujo objetivo foi trocar experiências, conscientizar os presentes sobre a importância da inclusão e apresentar os trabalhos realizados  no município com as pessoas que possuem Deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista(TEA).

Durante todo o mês de setembro, serão realizadas palestras e ações como o  Atendimento Educacional Especializado (AEE) em movimento nas Unidades Escolares que irão abordar sobre a importância da inclusão.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o Brasil atualmente possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que representa cerca de 8,9% da população.

De acordo com a pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato, as pessoas que vivem com algum tipo de deficiência encontram diversos desafios, que muitas vezes são somados ao preconceito e por isso é muito importante a realização de palestras que tratem o assunto.

– O Projeto Setembro Verde acontece em parceria com outras secretarias e equipamentos que atendem às pessoas com Deficiência e/ou TEA no município e com o objetivo de estreitar os vínculos, o coordenador de Saúde Mental, Luiz Claúdio nos convidou para esta troca de experiências. Sabemos que todas as discussões são válidas e ficamos felizes em apresentar um pouco do trabalho que a secretaria de Educação está desenvolvendo com os alunos que necessitam de tratamento diferenciado. Esperamos que a inclusão avance em todos os aspectos, como na educação, saúde e de forma geral- disse.

O diretor do Programa de Saúde Mental, Luiz Claudio da Conceição, destaca que o evento buscou compartilhar conhecimento e promover uma reflexão sobre inclusão social.

– Os servidores do Centro de Atenção Psicossocial tiveram o prazer de participar de uma palestra junto com os profissionais da educação onde foi possível promover uma troca de experiência, tendo em vista que os alunos circulam dentro do território e nós  precisamos cuidar e entender que o paciente precisa dos serviços- afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *