Prefeitura de Petrópolis homenageia servidores que contribuíram para prêmio por transparência

O prêmio de transparência pública conquistado em janeiro pela Prefeitura foi comemorado na noite de terça-feira (31).

Durante reunião do Conselho Municipal de Transparência Pública, os servidores municipais que contribuíram para essa conquista foram homenageados. Em pauta, o selo prata de transparência, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil) à Prefeitura.

“Uma vitória importante da cidade, da Prefeitura, e que foi possível ao empenho dos nossos servidores municipais neste ano tão difícil para nós, que foi 2022. Ganhamos o Selo Prata e agora vamos trabalhar para ganhar o Selo Ouro e o Selo Diamante. Transparência é um valor importante para a nossa gestão, importante para a democracia, e nós vamos continuar trabalhando nesse sentido”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A reunião foi na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, na sede da Prefeitura. O prefeito Rubens Bomtempo, o vice-prefeito Paulo Mustrangi e os secretários de governo Luciane Bomtempo (chefe de Gabinete), Ramon Mello (Administração), Thiago Gibrail (Controle Interno) e Miguel Barreto (Procuradoria Geral do Município) homenagearam com um certificado de agradecimento os servidores envolvidos com o Portal da Transparência da Prefeitura.

“Perdemos 1 ano de mandato, mas não perdemos 1 minuto o olho da questão da transparência. E ela foi nos exigida de uma forma muito dura, com o 15 de fevereiro. E nós respondemos. Foi 1 volume muito grande de pedido de informação, principalmente do Legislativo, mas também da sociedade”, disse Luciane Bomtempo.

Selo prata de transparência

O Selo Prata, recebido pela Prefeitura, foi concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil).

Foram avaliados 8.016 entidades (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas) das 3 esferas (município, estado e União) do Brasil.

A Prefeitura alcançou 82,9% de transparência, índice muito superior à média nacional (67,24%). Apenas 7% dos entes avaliados chegaram ao grau de transparência das contas públicas atingido por Petrópolis. No estado do Rio, apenas 4 (incluindo a Prefeitura de Petrópolis) foram reconhecidos.

Entre os 12 critérios avaliados, o município ganhou nota 10 em 5: acessibilidade, diárias, informações institucionais, informações prioritárias e serviço de informações ao cidadão. O governo municipal também teve ótimo desempenho em outras áreas, como recursos humanos (88,89%), contratos (87,50%) e receita (86,67%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *