Prefeitura de Nilópolis inicia construção de novo teatro municipal no local onde funcionou o Teatro Tim Lopes, demolido em 2013

A Prefeitura de Nilópolis iniciou, no fim do ano passado, as obras de construção de um novo teatro municipal, localizado ao lado da rodoviária, entre a Avenida Getúlio de Moura e a Rua Frei Ludolf, no Centro da cidade. O mesmo local abrigou, por muitos anos, o Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes, demolido em 2013.

A área total construída do teatro chegará a 2.594 metros quadrados. Na entrada da sala de espetáculos será construído um foyer — um tipo de sala de espera onde os espectadores podem aguardar o início da apresentação — e uma cafeteria, onde o público poderá lanchar. Serão, no teatro, 364 lugares.

Prefeitura de Nilópolis inicia obras do novo teatro municipal
Prefeitura de Nilópolis inicia obras do novo teatro municipal

Os artistas que se apresentarem no novo espaço vão ter três camarins à disposição. O público poderá usar dois banheiros, ambos com baia específica para pessoas com deficiência. Também serão construídos dois banheiros para funcionários. Na administração do espaço, duas salas para oficina de cenário e uma para as exposições, além de uma biblioteca que será realocada no novo teatro.

Também está no projeto a construção de um terraço onde o público poderá ficar ao ar livre. Do lado de fora, uma praça, em frente a prédio, como espaço de convivência antes do início das apresentações. Ator recém-formado, André Bezerra acredita no projeto como um ato de justiça para a população nilopolitana.

— Representa uma força de criatividade e de movimentação do cenário cultural da cidade, tendo em vista que será um espaço que receberá não somente os teatros clássicos, mas todo tipo de cultura, desde à popular à erudita. O fato dele ser construído em frente à rodoviária, em frente à linha do trem, também ajuda com relação ao acesso. É um equipamento pulsante, como o renascimento de um projeto político e cultural para a cidade — explica.

O antigo teatro

O Centro Cultural de Nilópolis foi criado em 1994, no governo do prefeito Neca. Ele abrigou a biblioteca Ruy Barbosa e oferecer cursos de desenho, pintura e teatro a partir de 2003. No ano seguinte, foi batizado como Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes, em homenagem ao repórter e ex-morador do município, assassinado dois anos antes.

Novo espaço será erguido no local onde funcionou o Teatro Tim Lopes, demolido em 2013
Novo espaço será erguido no local onde funcionou o Teatro Tim Lopes, demolido em 2013 Foto: Reprodução

Na época, o espaço formou artistas como a atriz Jéssica Sodré, que se formou em uma das turmas de teatro e integrou o elenco da novela Senhora do Destino, onde interpretou Lady Daiane. Entre os espetáculos de destaque no palco do teatro, estiveram as peças Gaiola das loucas, Lisbela e o Prisioneiro e O Auto da Compadecida, com direção de Luiz Valentim.

No mesmo local, também foram promovidas noites de dança de gala, exposição de réplicas das obras de Portinari e outras ações. O Teatro Municipal Jornalista Tim Lopes foi fechado e demolido em 2013, quase 20 anos após a sua fundação como equipamento cultural na cidade. Desde então, algumas atividades foram transferidas para a Usina de Cultura Tim Lopes, no Bairro Manoel Reis.

Investimento

As obras do novo teatro tem previsão de finalização ainda este ano, no mês de dezembro. Em fase inicial, a obra faz parte de um projeto do governo municipal. O trabalho é realizado pela empresa Marenge Engenharia, Construções e Serviços, com orçamento de $10.913.422,46, de acordo com o processo 6.878/22, em parceria o governo do Estado. O projeto arquitetônico é das funcionárias da Secretaria Municipal de Obras, as arquitetas Celi Kássica, Bianca Calil e Michelle Silva.

As obras do novo teatro tem previsão de finalização ainda este ano, no mês de dezembro
As obras do novo teatro tem previsão de finalização ainda este ano, no mês de dezembro Foto: Divulgação

O prefeito da cidade de Nilópolis, Abraãozinho David, garantiu, em vistoria realizada na última semana, que a obra terá acompanhamento direto dos artistas da região, ao lado do secretário de Cultura Antônio Carlos. Segundo o secretário, um teatro localizado no Centro de Nilópolis é significativo para toda a região, e não apenas para a cidade.

— Será um teatro para toda a Baixada. Aguardamos o novo teatro há mais de 15 anos. Servirá de palco para todo tipo de arte e todo tipo de artista, venha ele de onde vier. Arte erudita, teatro, dança, concertos, música popular, erudita, balé. Equipamento único na Baixada que estará a serviço da arte popular, com certeza — afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *