14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura de Japeri realiza Formação para Motoristas e Monitores de Transporte Escolar

O objetivo foi aprimorar as habilidades desses profissionais que operam 23 ônibus, transportando diariamente mais de 2 mil crianças
A Prefeitura de Japeri, atendendo à demanda da condução de crianças e adolescentes no transporte escolar do município, realizou nesta terça-feira, 11, no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo, uma formação continuada para 48 profissionais, entre motoristas e monitores de transporte escolar. O objetivo foi aprimorar as habilidades desses profissionais que operam 23 ônibus, transportando diariamente mais de 2 mil crianças. A iniciativa visa proporcionar uma viagem segura e confiável para os estudantes, contribuindo para a tranquilidade dos pais e responsáveis.
A formação foi organizada em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde, e Segurança e Ordem Urbana. O treinamento inclui tópicos como relacionamento interpessoal, direção defensiva, primeiros socorros em ônibus e evacuação de emergência.
Caroline Ontiveros, Secretária de Educação, esteve presente e comentou sobre a importância das capacitações continuadas.“Entendemos que essas capacitações são fundamentais para trocar experiências e melhorar nossos serviços. A formação permite que nossos funcionários tragam feedbacks valiosos para aprimorar a eficácia do transporte escolar”, afirmou Ontiveros.
Ressaltando a relevância do evento, Alessandra Russo, coordenadora pedagógica, destacou que os motoristas e monitores lidam diariamente com as crianças, responsáveis, gestores e funcionários da escola e são muito importantes para o desenvolvimento educacional dos alunos.“A capacitação é fundamental para aproximar todos os envolvidos, pois os motoristas e as monitoras são o primeiro contato das crianças com a escola. Então, estando cada vez mais capacitados, trazem mais tranquilidade para os pais”, disse Alessandra.
A primeira palestra do dia foi sobre acolhimento e relacionamento interpessoal, onde o Professor Alexandre Elias falou sobre maneiras de tornar a convivência mais agradável entre os seres humanos, seja no ambiente familiar, escolar ou de trabalho.”É importante que esses profissionais estejam aqui, pois aprender sobre relacionamento interpessoal na função deles é importantíssimo. É preciso ter empatia e observar como os alunos chegam. Esse primeiro olhar é crucial”, pontuou Alexandre.
Para William Almeida, um dos organizadores, esta primeira formação para motoristas e monitores é essencial para o bom andamento do trabalho.“A Secretaria de Educação valoriza o transporte seguro dos nossos alunos, e esta capacitação gera conhecimento sobre como tratar os alunos, segurança no trânsito, saúde mental e educação”, disse William.
Já Karina Nogueira dos Santos Silva, coordenadora de educação de trânsito do município, enfatizou a importância da direção defensiva.“Os motoristas lidam com muitas vidas. Eles não são apenas motoristas ou monitores, mas educadores e exemplos para os alunos”, concluiu Karina.
A capacitação contou com a presença de Abigail Alexandre, professora e coordenadora da educação especial, que realizou uma palestra sobre educação inclusiva e como lidar com práticas inadequadas dos alunos, como o bullying. Gisele Carla, diretora de ensino da Secretaria de Educação, agradeceu a todos os envolvidos .“Esta formação é muito importante e produtiva. Contribuirá significativamente para nosso trabalho. Agradeço a todos os presentes, os organizadores, palestrantes e os formandos”, disse Gisele.
Profissionais atentos na formação
Todos os 48 profissionais presentes no auditório prestaram muita atenção em cada palestra e participaram fazendo perguntas, interagindo e contando histórias do cotidiano. O motorista Anderson Cleiton Oliveira expressou sua satisfação em participar da formação.
“Estou muito feliz de participar desta capacitação, pois o conhecimento é essencial”, emocionou-se Cleiton. A monitora Denise de Oliveira afirmou seu amor pelo trabalho com as crianças. “Amo estar com as crianças e esse trabalho é essencial. Somos os primeiros a saber quando um aluno tem um problema”, falou Denise.  Ao final do evento, houve a entrega de certificados para os participantes, marcando a conclusão de um dia produtivo e enriquecedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *