14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura de Itaperuna segue realizando mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue realizando mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.

As ações acontecem em pontos estratégicos de bairros e distritos. Uma das novidades que vem ajudando consideravelmente, é a utilização de um aplicativo, que possibilita o monitoramento da presença das fêmeas do Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya, zika, febre amarela entre outras doenças.

Através desse mapeamento, possíveis pontos onde foram detectados a presença do mosquito, é possível ampliar as ações de bloqueios focal (dentro das casas), perifocal (quintal) e UBV (carro fumacê). A metodologia desenvolvida e implementada no aplicativo é pioneira no Estado do Rio de Janeiro.

Inclusive, durante cinco meses que ficou em fase experimental, mostrou-se totalmente eficaz, resolutivo e eficiente, ao localizar as pessoas que foram contaminadas por arboviroses, causadas por vírus transmitidos pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, permitindo que a equipe realizasse ações para bloquear a proliferação dessas doenças.

Com a ferramenta é possível que as unidades de saúde do município, sendo elas, Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Posto de Urgência (P.U.), UAP (Unidade Ambulatorial Pediátrica Mariza Mozer) e hospitais lancem as informações de atendimentos de pacientes com suspeitas ou contaminados pelos vírus transmitidos pelos mosquitos. Posteriormente, as informações são inseridas no banco de dados que vão cruzar com outras plataformas; e lançadas em um mapa (tecnologia de satélite).

Com esses dados, a equipe da CVAS entra em cena e envia seus agentes de combate às endemias, para a localidade onde o paciente em questão reside, a fim de realizar a ação de supervisão, investigação, inspeção e análise da situação; para então determinar qual operação será necessária.

FAÇA A SUA PARTE!

É importante destacar que a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Sendo assim, seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS, localizada no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – [email protected] – é outra forma de contato.

Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *