20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura de Duque de Caxias emite nota sobre o movimento de greve do Sindicato dos Professores

A Prefeitura de Duque de Caxias, em nome do prefeito Wilson Reis, esclarece que recebeu com surpresa a notícia de que o Sindicato dos Professores deu início a um movimento de greve, nesta quinta-feira (25/05), por tempo indeterminado. O governo municipal tem se colocado à disposição para manter o diálogo aberto com a categoria e, por isso, não imaginava que um grupo de profissionais fosse adotar medida tão radical, que prejudica toda a comunidade escolar e os alunos, já tão afetados nos últimos anos devido à pandemia da Covid-19.

A PMDC, em uma clara demonstração de preocupação e respeito com a categoria do magistério, sempre teve um grande compromisso com a rede de ensino pública municipal. Em Duque de Caxias, os profissionais da Educação estão com os pagamentos rigorosamente em dia e, muitas das vezes, recebem de maneira antecipada, ajudando a manter a estabilidade financeira e minimizando os danos pessoais dos profissionais.

No município, não há nenhum professor que ganhe uma remuneração abaixo do piso nacional. O reajuste foi concedido e está garantindo a correção dos valores, fato que os profissionais aguardavam há anos.

Além das questões salariais, outras iniciativas podem ser observadas em relação ao respeito da Prefeitura pela rede municipal de ensino. Em toda a cidade, são dezenas de escolas e creches sendo reformadas, construídas ou recém-inauguradas, todas com uma infraestrutura de excelência, que garante o conforto e a segurança de toda a comunidade escolar. A merenda, de muita qualidade, segue sendo servida aos cerca de 80 mil alunos das escolas, com um cardápio variado e rico em vitaminas e nutrientes. Esses mesmos estudantes recebem uniformes e materiais pedagógicos gratuitamente, com conteúdo e apoio às aulas.

Apesar de todo esse investimento, e mesmo tendo os profissionais mais capacitados do estado, Duque de Caxias ainda tem um dos menores índices de IDEB do Brasil, o que demonstra que os esforços do governo municipal ainda não são completamente acompanhados por muitos dos seus profissionais nas escolas. Mas esse quadro tem tudo para mudar. Sabemos que a rede tem grande potencial e que, com determinação e força de vontade, podemos mudar esse cenário.

Para isso, em respeito às nossas crianças, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais, pedimos que os professores repensem seus atos e considerem a decisão de retornar imediatamente às salas de aula, para que não causem mais prejuízos aos estudantes. A PMDC mantém o compromisso de continuar em diálogo com a categoria em busca das melhores condições de trabalho e remuneração profissional para todos, dentro do que é permitido por lei e de acordo com nossas limitações e possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *