Prefeitura de Barra do Piraí recebe visita da superintendência do Instituto Estadual do Ambiente

A superintendência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou uma visita, na manhã do dia 17, na Prefeitura de Barra do Piraí para tratar de assuntos relacionados à aproximação das instituições. O Inea é uma autarquia especial, vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, que possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Compete a esse órgão a execução de políticas estaduais de meio ambiente, recursos hídricos e florestais que visam proteger, conservar e recuperar o patrimônio ambiental do Estado do Rio de Janeiro.

“É fundamental a aproximação do município com um órgão tão importante como o Inea. Construir uma relação de maior interatividade entre ele e a prefeitura agrega diversos pontos positivos a Barra do Piraí”, comenta o secretário de Ambiente, Francisco Barbosa Leite, completando ainda sobre os benefícios que a relação entre as instituições traz à cidade. “O Inea atua em diversos pontos relacionados ao meio ambiente como a emissão de licenças ambientais, proteção de unidades de conservação e na coibição de crimes ambientais. Então a aproximação do governo municipal com esse órgão, através da Secretaria do Ambiente, é uma ação que garantirá à cidade um maior compromisso ambiental”, afirma Chico Leite.

Barra do Piraí e seus cinco distritos possuem três áreas de conservação, o Parque Estadual da Serra da Concórdia (Pesc), o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza (Monasbel) e o Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba (Revismep), todos estes localizados na região do Médio Paraíba.

O secretário de Ambiente torna a apontar a importância da atuação do Inea na região e do estreitamento dos vínculos com a instituição. “Todas essas áreas estão sob tutela da entidade estadual, então, para que qualquer intervenção seja feita dentro desse perímetro é necessário que esse órgão realize a expedição do licenciamento ambiental. Daí vem a necessidade da aproximação do município com essa instituição ambiental, pois com o estreitamento dessa relação é possível que o licenciamento seja facilitado, além da possibilidade de uma atuação mais severa sobre os crimes ambientais na região, e claro, na proteção das unidades de conservação”, explica Chico.

O prefeito da cidade, Mario Esteves, que também estava presente ao lado do secretário Chico Leite durante a visita da superintendência do Inea à prefeitura, também comenta sobre a atuação dessa instituição no município e seus distritos. “Toda margem do rio Paraíba do Sul é considerada uma área de conservação, esse fato  reforça a necessidade da atuação do Inea no município. A Cachoeira da Floresta, em Ipiabas, também é um exemplo de local que está inserido em uma unidade de conservação – o Pesc, além dessa, uma área do distrito do Turvo também é protegida – pelo Monasbel. Através disso conseguimos perceber como essa região rica é estrategicamente localizada possuindo atrativos naturais que demandam cuidado”, aponta.

“A visita da direção do Inea na prefeitura foi um acontecimento muito importante e necessário. A aproximação do município com esse órgão é um fator positivo na medida que a atuação dele, junto a equipe multidisciplinar da secretaria, favorece a defesa do ambiente”, finaliza o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *