20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura de Barra do Piraí promove XII Conferência de Assistência Social

A Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu a XII Conferência de Assistência Social, que teve como tema central “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento aconteceu durante toda quarta, 05, no auditório do Centro Cultural Rosemar Pimentel, no Centro, e teve como objetivo a avaliação da política de assistência social, bem como a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ao longo do dia, além de palestras alusivas ao tema, foram debatidos, como eixos centrais, o financiamento e orçamento como instrumento de gestão, a qualificação e estruturação das instâncias de controle social, a potencialização à participação social, a universalização do processo e a importância dos benefícios socioassistenciais.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Miriam Cunha, ressaltou a importância do evento como espaço efetivo de participação, controle social e de conquista de direitos. “As conferências têm caráter deliberativo. Isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações”, aponta.

Para a secretária de Assistência Social, Paloma Blunk dos Reis Esteves, a ampliação de políticas públicas neste setor dependeria do “envolvimento de todas as secretarias municipais”. “Uma vez que a assistência é feita para todos, os envolvidos nesse processo deveriam ser os agentes públicos. E é o que a administração tem procurado fazer. É preciso ampliar as propostas em parceria com a sociedade e as organizações de amparo a diferentes categorias”, frisa.

O secretário de Planejamento e Coordenação, Dione Caruzo, que representou o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, aponta que “a assertividade nas propostas da Assistência Social só existe porque a administração pública é receptiva em cumprir os anseios da população”. O chefe da pasta ainda lembrou das diferentes vezes que o Executivo modificou o organograma em consonância com as propostas das esferas Estadual e Federal.

“Estamos em consonância com todas as esferas. E, por isso, a proposta de investir na assistência aos moradores de Barra do Piraí é constante. E a secretaria é muito mais do que podemos imaginar. E o SUAS é o que chamamos de ‘SUS da Assistência Social’. Quando ampliarmos nosso pensamento sobre essa função, saberemos e veremos que já estávamos adiantados nesse tocante. E a população também precisa saber que ela está inserida nas políticas públicas graças a este sistema”, acredita Dione.

Cumprindo agenda em São Paulo, onde foi conhecer a proposta dos ônibus elétricos, Mario Esteves mandou mensagem aos participantes, colocando a prefeitura à disposição. “O Gabinete Municipal é da população. E estaremos sempre atentos aos desejos dos barrenses. Vamos construir, juntos, políticas públicas de assistência social, mostrando a todos que é possível construir um país de igualdade; e isso começamos dentro do município”, disse o chefe do Executivo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *