Prefeitura de Barra do Piraí entrega novo Cras no Areal

Na quarta-feira, 15, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio das Secretarias de Obras Públicas e Assistência Social, promoveu a inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Areal. A benfeitoria recebeu o nome Cléber Bezerra da Silva, o Cleber do Areal e foi entregue pelo prefeito Mario Esteves.

Com a utilização de mão de obra municipal e recursos próprios da prefeitura, a benfeitoria foi construída do zero dentro de todos os padrões e normas de construções realizados pelo município, cooperando consideravelmente para a acessibilidade do local. O terreno onde foi erguido o Cras é ao lado da unidade básica de saúde do bairro.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios, por meio do desenvolvimento das potencialidades do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

A secretária de Assistência Social, Paloma Blunk, relembrou dos investimentos aplicados no Centro de Referência de Assistência Social do Areal, onde funcionava anteriormente, e que, agora, terá a capacidade de assistir aos moradores com mais qualidade, conforto e rapidez.

“Ao longo dos últimos anos, os investimentos nos equipamentos de Assistência Social foram consideráveis. A administração pública foi assertiva quando refez o organograma da secretaria e, mais que isso, demonstrou respeito aos usuários. O Suas é um sistema perfeito para a proteção social. E ele só irá funcionar se toda essa engrenagem estiver alinhada. Com esse novo Centro, acreditamos que os serviços vão ampliar e a população ser assistida”, aponta Paloma.

Os Centros se caracterizam como a principal porta de entrada do Suas. É uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. Os serviços ofertados são de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os usuários também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, falou sobre o ótimo momento que o bairro do Areal está passando no quesito de obras públicas e frisou que mais novidades estão para chegar. “O Areal está vivendo uma fase de grandes investimentos. Fizemos o posto de saúde, a escola e, agora, chegou a vez do Cras. E as boas notícias não param por aí. Em breve, vamos entregar também a quadra poliesportiva, cujas obras estão na reta final. O trabalho não para”, afirma o chefe do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *