5 de julho de 2026
DESTAQUEMunicípiosNotíciasRegião dos LagosRio das Ostras

Prefeito de Rio das Ostras visita obras do Centro Integrado Sesc Senac

Empreendimento, com entrega prevista para agosto, vai ampliar a oferta de serviços de educação, saúde, cultura, esporte e lazer na Região dos Lagos

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, e o presidente do Sindicomércio da região, Marcelo Ayres, visitaram nesta sexta-feira (3/7) as obras do futuro Centro Integrado Sesc Senac Rio das Ostras. O empreendimento está sendo construído na região do Jardim Campomar e tem previsão de entrega para agosto.

Após percorrer os quatro pavimentos, o prefeito destacou que a visita superou suas expectativas e ressaltou o impacto que o novo Centro Integrado terá para o desenvolvimento de Rio das Ostras, especialmente nas áreas de qualificação profissional e promoção da qualidade de vida:

“Fiquei muito bem surpreendido. É a primeira vez que visito a obra e não imaginava a grandiosidade desse projeto. Tenho certeza de que esse empreendimento vai agregar muito ao desenvolvimento de Rio das Ostras, ampliando as oportunidades de formação profissional por meio de uma instituição de renome e credibilidade nacional, além de oferecer um importante espaço de convivência e socialização para a população. Saio daqui muito orgulhoso desse grande empreendimento”, disse o prefeito.

Marcelo Ayres ressaltou a importância estratégica do empreendimento para o desenvolvimento de Rio das Ostras e da região, destacando o potencial da nova unidade para ampliar o acesso da população a serviços e oportunidades:

“O Centro Integrado Sesc Senac representa um marco para Rio das Ostras e para toda a região. Estamos falando de um equipamento moderno, que vai ampliar o acesso da população a serviços de qualidade nas áreas de lazer, saúde, cultura, educação e qualificação profissional. O apoio da administração municipal é essencial para que possamos fortalecer essa parceria e fazer desta unidade, a primeira neste modelo no Estado do Rio de Janeiro, uma referência de inovação, desenvolvimento e geração de oportunidades”, destacou o presidente do sindicato, que também representa o comércio varejista de Casimiro de Abreu e Silva Jardim.

Além do prefeito e de Marcelo Ayres, participaram da visita o secretário municipal Wayner Fajardo (Infraestrutura Urbana e Obras Públicas), o presidente do Instituto de Previdência de Rio das Ostras (OstrasPrev), Luciano Macário dos Santos, e o gerente da unidade, Luis Renan Gasse Bosoroy. 

Ação de divulgação

A visita antecede uma série de ações de divulgação que serão realizadas pelo Sesc RJ e pelo Senac RJ na região para apresentar à população os serviços do futuro Centro Integrado.

Entre os dias 6 e 10 de julho, o Sesc RJ e o Senac RJ realizam uma ação de divulgação do futuro Centro Integrado de Rio das Ostras. As atividades acontecem no município e, também, em Casimiro de Abreu, incluindo o distrito de Barra de São João. O objetivo é apresentar à população os serviços que serão oferecidos pela nova unidade e divulgar os cursos previstos para o segundo semestre.

O público poderá conhecer a maquete do Centro Integrado, receber informações sobre os serviços do Sesc e do Senac, participar de demonstrações promovidas por instrutores do Senac, realizar credenciamento no Sesc, visitar a Unidade Móvel BiblioSesc, receber orientações de educação em saúde e obter informações sobre os cursos da instituição. (Veja a agenda abaixo)

Saiba mais 

Localizado na Rua João Batista Cordeiro, próximo à RJ-162, o novo Centro Integrado está sendo erguido em um terreno de mais de 3 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura Municipal e vai concentrar, em quatro pavimentos, serviços de lazer, saúde, cultura e educação profissional. O objetivo é ampliar oportunidades, impulsionar o turismo e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

O Centro Integrado de Atividades Sesc Senac irá incluir academia de ginástica, clínica odontológica, Sesc Saúde da Mulher, galeria de artes, Espaço Arte, Ciência e Tecnologia, biblioteca, quadra poliesportiva, piscina e espaços de convivência. Além disso, serão nove ambientes dedicados à educação profissional, como laboratórios de Cozinha, Saúde e Bem-Estar, Beleza, quatro Labs Flex e dois Labs Digitais. Os espaços irão ofertar cursos de capacitação nas áreas de saúde, estética, bem-estar, informática, gestão e gastronomia.