13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeito de Campos destaca desburocratização e incentivo a novos projetos com Planta On-line

Durante o lançamento do sistema Planta On-line nesta quinta-feira (02), o prefeito Wladimir Garotinho destacou a importância da ferramenta digital na desburocratização do processo de aprovação dos projetos de edificação residencial e, também, no incentivo de novos empreendimentos de arquitetura e urbanismo no município. 

O lançamento do sistema aconteceu no auditório da Prefeitura de Campos com a participação de profissionais do setor e secretários. Campos é uma das primeiras cidades do Estado do Rio de Janeiro a adquirir o sistema, que já vem sendo utilizado vários municípios do Brasil. Ainda nesta semana, o sistema, que tem 60 dias para ser efetivamente implantado, estará disponível.

– O Planta On-line desburocratiza o processo de aprovação de projetos de edificações residenciais, facilitando o processo para arquitetos e engenheiros, além de empreendedores do setor. O processo deixa de ser físico, o que encurta o processo porque tudo será feito de forma eletrônica, desde o requerimento até o lançamento da documentação necessária. Vai ser tudo mais rápido e menos burocrático, incentivando novos projetos de arquitetura e urbanismo em nossa cidade – explica o prefeito Wladimir Garotinho, que falou sobre o processo de digitalização dos órgãos públicos, como vem acontecendo com as secretarias de Fazenda e Administração e Recursos Humanos.  
Compondo a mesa, também estavam o secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares; o subsecretário de Licenciamento de Obras Particulares, César Romero Braga, e a analista de Negócios da empresa Mitra, Aline Alves da Silva, que fez a apresentação do sistema passo-a-passo. Os secretários de Fazenda, Márcio Morales; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mauro Silva; de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, e de Comunicação Sérgio Cunha; também participaram do lançamento da nova ferramenta digital, além do subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur.
O secretário de Planejamento Urbano, Claudio Valadares, ressaltou que o sistema vai integrar o processo em um só ambiente, o digital, dando celeridade aos processos de alvarás e licenças, evitando que o profissional tenha que se deslocar à prefeitura para verificar o andamento do mesmo, se tornando algo mais claro e com mais agilidade.  “Esse passo que estamos dando hoje é um anseio de muito tempo para que a gente pudesse acabar com a burocracia do processo que vinha sendo desenvolvido. Inicialmente, será para edificações residenciais e o Planta On-line trará nova proporção de precisão, transparência e acessibilidade”, destaca Valadares.

– O Planta On-line vai agilizar todo sistema que existia anteriormente, que tinha que passar por várias secretarias. Agora, será um único ambiente integrado tecnologicamente, gerando agilidade maior na provação dos projetos A nova ferramenta vai agilizar a aprovação de projetos de edificação residencial. O Planta Online vai proporcionar precisão, transparência e acessibilidade -, informa o secretário de Planejamento Urbano. 
César Romero também falou sobre a importância do lançamento do sistema. Campos está entrando no rol das cidades importantes em digitalização. Hoje, vamos dar o primeiro passo para as aprovações de projetos, licenciamentos e desenvolvimento da nossa cidade perante as cidades mais importantes do Brasil. É mais um passo no processo de desenvolvimento da nossa cidade”, ressalta o subsecretário. 
A analista de Negócios da empresa Mitra, Aline Alves da Silva, explicou, detalhadamente, como o sistema poderá ser acessado. “A gente atua em mais de 12 municípios com esse sistema em operação. Campos é uma das primeiras cidades do Estado do Rio de Janeiro a adquirir o sistema Planta On-line e a gente espera agregar, não só para Campos, como para toda região, para que seja um case de sucesso. A gente trabalha com o conceito de Cidades Inteligentes e outros sistemas alocados ao desenvolvimento econômico”. 

Como vai funcionar o sistema – O Planta On-line é uma ferramenta digital apoiada no sistema de informações geográficas (SIG) e foi desenvolvida pela empresa Mitra, que atua no mercado de sistemas integrados para gestão municipal. Através do sistema, será possível acompanhar em tempo real o andamento de cada projeto, através dos órgãos da prefeitura, sem a necessidade de comparecer a cada um deles. 

– Com isso, agiliza o processo e otimiza a velocidade de aprovação dos projetos. É um programa simples com entrada do requerimento on-line, selecionando o serviço, definindo o imóvel e anexando o mesmo ao processo eletrônico e a documentação digitalizada. Os servidores emitem eletronicamente o parecer a partir da análise dos processos -, disse Valadares, que também apresentou uma placa-padrão, que será confeccionada pelo proprietário da construção, onde constarão todos os dados referentes à obra e, ainda, um QR-Code de cada processo.
Arquitetos aprovam o novo sistema 
“A gente ficou muito feliz em saber que a Prefeitura de Campos estava implantando esse sistema. Era uma necessidade da região. A gente ansiava muito por esse processo. Vai facilitar toda parte de aprovação e beneficiar todos os profissionais, facilitando a aprovação dos projetos”, informa o arquiteto Luis Gustavo Xavier.
“Essa é uma solicitação de muito tempo porque hoje estamos no Século XXI e no mundo digital. Precisamos eliminar papel e entrar em um processo de aprovação sustentável, que seja rápido e desburocratizado. Vai facilitar muito a aprovação do projeto, a transparência e a rapidez de saber de possíveis exigências.  É uma estrada nova, de um século novo”, destaca a arquiteta e urbanista Lídia Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *