Praia do Peró, em Cabo Frio, conquista pela sétima vez o selo internacional Bandeira Azul
A cerimônia de entrega do título ocorreu nesta sexta-feira (1), na Bahia. A previsão é que a bandeira da nova temporada seja hasteada no início de dezembro
A Bandeira Azul, selo internacional que atesta a qualidade das praias e o compromisso com a preservação ambiental, permanece hasteada na Praia do Peró, em Cabo Frio. Na última sexta-feira (1), o município recebeu a nova bandeira que será hasteada na orla, marcando a sétima temporada. A cerimônia de entrega do título aconteceu no Yacht Clube da Bahia, em Salvador, onde também foram reconhecidas outras 37 praias e marinas brasileiras.
A Prefeitura de Cabo Frio foi representada pelo técnico da Secretaria de Meio Ambiente, o biólogo Marcos Felipe Vargas. A nova bandeira será hasteada no início de dezembro, marcando o início da temporada 2024/2025.
O biólogo Marcos Felipe Vargas (quarto da esquerda para a direita), técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representando o município de Cabo Frio durante a Cerimônia de entrega do título da temporada 2024/2025 do selo Bandeira Azul.
O processo de renovação do selo teve início no primeiro semestre de 2024, quando a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou os preparativos para garantir a manutenção dos padrões exigidos. Após a avaliação do júri nacional, a praia foi submetida à análise do júri internacional, que se reuniu em setembro em Copenhague, Dinamarca, para deliberar sobre as certificações.
O Programa Bandeira Azul, administrado pela ONG Foundation for Environmental Education (FEE), que exige que as praias comprovem anualmente a manutenção dos critérios de qualidade e segurança. Para obter a certificação, a praia deve atender a 34 exigências, que incluem a qualidade da água, acessibilidade, presença de guarda-vidas, áreas de escape, segurança e, claro, a beleza cênica que atrai visitantes.