Porciúncula: Agentes de saúde e de endemias capacitados para melhor e mais amplo atendimento domiciliar

Trinta e cinco agentes de saúde e de endemias do município tiveram, nesta segunda-feira, 23, um momento importante do Programa “Saúde com a gente”, uma parceira do Governo Federal com os municípios brasileiros.
O programa visa preparar os agentes para mais ampla atuação diante das famílias nas visitas domiciliares e, pra isto, estão passando por habilitação legal e técnica para prevenir doenças e promover saúde.

Os agentes tiveram formação teórica através de plataforma online com profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e nesta segunda-feira, participaram do evento inaugural das aulas práticas e entrega de kits de saúde.
O Ministério da Saúde ofereceu a formação. A contrapartida do município foi a aquisição de 35 kits, compostos de uma mochila, um colete de identificação, material didático, aparelho digital de pressão arterial, oxímetro, glicosímetro, fitas e lancetas.
Ao fim do treinamento prático, em julho, os agentes de saúde e de endemias estarão aptos a identificar mais rapidamente os problemas da comunidade. “Os profissionais estão se capacitando para coletar o máximo de informações dos usuários para melhor orientá-los e encaminhá-los ao atendimento médico”, disse o secretário Municipal de Saúde, Higino Lira.
De acordo com o secretário, o programa irá permitir mais agilidade no atendimento, maior êxito na solução de problemas de saúde e, consequentemente, menos gastos para o sistema de saúde.
As aulas práticas serão dadas de janeiro a julho pelas enfermeiras Valéria Ferrari do Nascimento e Mariana Rangel Reis.
O Secretário Municipal de Saúde, Higino Lira, recebeu e parabenizou os agentes no evento, que contou com a presença de secretários municipais, vereadores e conselheiros municipais de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.