TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Policlínica municipal atende cerca 280 mulheres em ginecologia ao mês, em Mesquita

Dependendo da disponibilidade na agenda, pacientes saem da consulta com a próxima marcada e com o encaminhamento para alguns exames que ajudam a detectar o câncer de mama e o câncer de colo de útero

Saúde da mulher é um assunto sério e que deve estar sempre em pauta. Em Mesquita, a população feminina recebe abordagens constantes sobre o tema e, ainda, é atendida por profissionais especializados. Além das unidades de Atenção Básica em Saúde, elas encontram suporte técnico na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, que funciona temporariamente na Vila Emil. Lá, os médicos de ginecologia atendem, por mês, cerca de 280 mulheres.

A depender da disponibilidade na agenda, as mesquitenses que se consultam lá saem com a próxima consulta marcada e a maioria delas recebe o encaminhamento para alguns exames que ajudam a detectar câncer de mama e de colo de útero. Caso dos exames citopatológicos, como preventivo, mamografia, ultrassom de mama e transvaginal, exame de sangue, entre outros. Em outros casos, é necessário que as pacientes procurem a unidade de atenção primária em saúde em que são atendidas para ter o encaminhamento necessário.

“A recomendação é que elas sempre realizem esses exames, porque eles ajudam na detecção precoce do câncer de mama e, também, do câncer de colo de útero. Isso aumenta as chances de cura. Aí, depois que elas fazem esses exames, retornam aqui para trazer os resultados, que são analisados”, argumenta um dos médicos ginecologistas da policlínica, Giovani Duarte.

Conscientização

Além das consultas, as equipes se preocupam com a conscientização da população. Foi por isso que, na última segunda-feira, dia 30 de outubro, as enfermeiras da unidade organizaram uma ação especial para celebrar o Outubro Rosa, reforçando as ideias principais da campanha. Logo na entrada do prédio, foi possível notar um painel temático, onde a população tinha a chance de tirar fotos. Enquanto isso, na sala de espera, as pacientes receberam panfletos e orientações sobre a importância da causa e os cuidados necessários na saúde feminina. A atividade aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, para alcançar diferentes públicos.

“A cada mês, fazemos ações sobre campanhas específicas. Em outubro, foi a vez do Outubro Rosa. Agora, em novembro, falaremos sobre a importância dos cuidados na saúde do homem. É importante ter atividades assim, principalmente na sala de espera, porque um paciente, às vezes, vem se consultar com um profissional, mas já sai informado sobre outros assuntos”, pontua a enfermeira Maria Alice.

Endereço provisório

É importante lembrar que a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa funciona temporariamente na Rua Nilza Gurgel 55, na Vila Emil. A mudança acontece devido às obras de revitalização do prédio original, que fica em Santa Terezinha. Porém, logo que as intervenções encerrarem, as atividades retornarão ao local de origem, onde será possível atender ainda melhor a população mesquitense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *