Polícia Militar volta a realizar operação na Cidade de Deus

Rio – A Polícia Militar voltou à Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta segunda-feira (30), após um dia sem operações na comunidade. Desde a última quarta-feira (25), equipes atuavam para conter a tensão na região, provocada pela disputada entre milicianos e traficantes pelo controle do território que inclui a Muzema, a Gardênia Azul e Rio das Pedras. A região também vem sofrendo com intensas trocas de tiros entre os criminosos e PMs.
Na manhã desta segunda-feira, equipes do Comando de Operações Especiais (COE), que conta com os Batalhões de Polícia de Choque (BPChq), de Ações com Cães (BAC), de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Grupamento Aeromóvel (GAM), voltaram a realizar operação na região e, com ajuda de um veículo blindado, removem barricadas das vias da comunidade. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões no local.

Por conta da operação policial, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), a Clínica da Família José Neves, localizada em Jacarepaguá, suspendeu atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, mas mantém o atendimento à população. A medida também foi adotada no Centro Municipal de Saúde Hamilton Land, na Cidade de Deus. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que as unidades escolares funcionam normalmente para atendimento administrativo, já que o ano letivo ainda não teve início.
A Cidade de Deus se tornou palco da guerra entre milicianos e o Comando Vermelho, porque criminosos da região teriam invadido a Gardênia Azul, também em Jacarepaguá, comunidade que há cerca de 30 anos é dominada pelos paramilitares, bem como a favela da Muzema, no Itanhangá, e Rio das Pedras. Os traficantes ainda teriam expandido pontos de vendas de drogas no local. A disputa pelo controle total da região já dura aproximadamente duas semanas.
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (Draco) investiga a atuação dos bandidos. No último dia 20, durante um confronto entre os milicianos e traficantes, uma adolescente de 17 anos foi baleada. Márcia Vitória Sá Cardozo teve o fígado e o baço atingidos, precisou passar por três procedimentos cirúrgicos e permanece internada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Operações na Zona Norte
Também nesta segunda-feira, a PM realiza outras operações em comunidades da Zona Norte do Rio. Equipes atuam contra o crime organizado no Complexo do Chapadão e nas comunidades da Linha, Proença Rosa e Az de Ouro; nas favelas do Dique e Furquim Mendes, Jorge Turco e Palmeirinha, além de no Morro do Andaraí.
No Complexo do Chapadão e nas favelas da Proença Rosa, Linha e Az de Ouro, entre os bairros de Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque, a operação é realizada pelo 41º BPM (Irajá), com apoio do 2º Comando de Policiamento de Área (2º CPA), para coibir movimentações criminosas, incluindo as relacionadas a roubos de cargas e de veículos. Até o momento, as equipes cumpriram um mandado de prisão em aberto contra um foragido acusado de um homicídio em 2018.

Os PMs também atuam na retirada de obstáculos colocados em vias públicas. Nas favelas da Palmeirinha, em Guadalupe, e Jorge Turco, em Rocha Miranda, a ação é do 9º BPM (Rocha Miranda), enquanto PMs do 16º BPM (Olaria) e do 1º CPA estão nas comunidades do Furquim Mendes e do Dique, no Jardim América. Por fim, o Comando de Polícia Pacificadora (CPP) atua no Morro do Andaraí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *