Pesquisa Datafolha: governo Lula é avaliado como ótimo ou bom por 35%; outros 33% consideram gestão ruim ou péssima

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como ótimo ou bom por 35% dos brasileiros, enquanto 33% o classificam como ruim ou péssimo. Há empate entre os dois grupos na margem de erro, que é de dois pontos para mais ou menos. Para 30%, o desempenho é regular. Outros 2% não souberam ou não opinaram. É o que aponta a nova pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira, a primeira de 2024.

A avaliação positiva do governo oscilou negativamente três pontos percentuais, enquanto a fatia que veem uma gestão ruim/péssima variou positivamente no mesmo patamar. No levantamento anterior, em dezembro, os que classificavam Lula 3 como ótimo ou bom somavam 38%.

Há, portanto, um cenário com tendência negativa para a gestão do petista após um ano e três meses do mandato. No ano passado, não houve variação significativa na percepção sobre a gestão.

Avaliação do governo Lula segundo o Datafolha — Foto: Editoria de Arte
Avaliação do governo Lula segundo o Datafolha — Foto: Editoria de Arte

Os números foram divulgados pelo jornal “Folha de S. Paulo”, que contratou a pesquisa. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 147 cidades nos dias 19 e 20 de março.

O levantamento aponta que o petista teve oscilações negativas — em relação a pesquisa anterior — em segmentos como os evangélicos e entre a classe média, além de grupos como os homens e os eleitores do Sudeste. Segundo o Datafolha, o resultado sugere um cansaço da opinião pública apesar da estabilidade nos resultados de pesquisa.

As oscilações são menores em grupos como os católicos, as mulheres, os que recebem até dois salários mínimos e entre os nordestinos, o que sugere maior estabilidade do gestão.

Expectativas com o governo

O Datafolha aponta também que 58% dos eleitores entrevistados consideram que o presidente fez menos do que poderia em seu terceiro mandato. Outros 24% consideram que o presidente entregou o prometido, e 15% apontam que Lula superou as expectativas.

Além disso, 44% acham que Lula tem mais vitórias do que derrotas, enquanto 42% veem o oposto. Já 6% não veem nenhuma das situações e 3%, um empate.

Pesquisas de outros institutos divulgadas nas últimas semanas apontaram queda na percepção positiva do governo. No levantamento da Quaest, a avaliação negativa passou de 29%, em dezembro, para 35% no fim de fevereiro.

Na pesquisa do Ipec, 33% dos brasileiros consideraram a gestão do petista como ótima ou boa, cinco pontos percentuais a menos que o registrado em dezembro, na eleição anterior. Outros 33% consideram o governo regular (eram 30%, na última pesquisa) e 32% o avaliam como ruim ou péssima (eram 30%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *