9 de outubro de 2026
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Passaporte Cultural da Casa de Cultura de Belford Roxo leva alunos da Oficina de Pintura ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói

A Secretaria de Cultura de Belford Roxo proporcionou aos alunos da Oficina de Pintura Abstrato-Expressiva da Casa de Cultura, um dia muito especial e de imersão cultural com o Programa Passaporte Cultural, em uma visita ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. Os alunos conheceram o MAC e sua bela vista, inaugurado em 1996, construído com o objetivo de receber exposições de arte do decorrer do século XX, promovendo a cultura e o turismo. O MAC tem sido um importante centro cultural, atraindo visitantes de todo o mundo para apreciar tanto sua arquitetura impressionante quanto sua coleção de arte contemporânea diversificada.

“A arte também é uma forma de descobrir o mundo! Foi um momento de troca, aprendizado e contato com diferentes formas de expressão artística, ampliando olhares, despertando a criatividade e fortalecendo a conexão dos nossos alunos com a arte e a cultura. A Casa da Cultura segue incentivando experiências que vão além da sala de aula, porque viver a cultura também é aprender, experimentar e se inspirar!”, destaca o secretário municipal de Cultura, André Carvalho.

 

Museu de Arte Contemporânea 

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) está localizado na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o museu, com sua fachada futurista, possibilita que o visitante desfrute de vistas panorâmicas que se lhe oferecem quer fora do museu, a partir do pátio, quer dentro do museu por um olhar pelo anel de janelas que divide este gigantesco “prato de concreto” em duas faixas.

O MAC ainda disponibiliza atividades educacionais desde 1996, chamadas de Desafios Comunicativos da Arte Contemporânea, com o intuito, segundo a administração do museu, de incentivar a “produção artística contemporânea, que se coloca exposta em um espaço público onde circulam indivíduos não pertencentes ao mundo da arte.” 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o museu acumula ao longo dos seus 30 anos uma história com mais de 180 exposições, sendo elas de longa, média e curta duração.