27 de julho de 2026
AlerjNotíciasNotícias 24hs

Palácio Tiradentes recebe comitê de participação de adolescentes para visita guiada

A atividade reuniu 64 jovens e apresentou o papel da Assembleia Legislativa na construção das políticas públicas.

O Palácio Tiradentes abriu as portas para o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), composto por um grupo de 64 participantes, que fez, nesta segunda-feira (27/07), a visita guiada no berço da política fluminense. Na sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), os estudantes da rede pública que formam o grupo percorreram os principais ambientes do edifício histórico e conheceram detalhes sobre a arquitetura, a preservação do patrimônio e a trajetória política estadual.

A visita reuniu conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-RJ), ex-integrantes e participantes do Parlamento Juvenil da Alerj, além de estudantes do projeto Jovem Repórter, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). A atividade integrou a programação do encontro do CPA, órgão vinculado ao CEDCA-RJ que promove a participação de crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, na construção e no acompanhamento de políticas públicas voltadas à garantia de seus direitos.

Para o subsecretário de Estado da Criança e do Adolescente, Arthur Souza, proporcionar o contato dos jovens com a Assembleia fortalece a participação cidadã e amplia o entendimento sobre a construção das políticas públicas. “Não tem como falar de direitos de crianças e adolescentes sem a presença desse público. O CPA vem justamente para dar espaço para esses jovens na construção dessas políticas”, afirmou.

A representatividade é ponto importante desse projeto, que tem entre os participantes o estudante Luan de Almeida. Eleito 1º vice-presidente da edição de 2026 do Parlamento Juvenil, o jovem de Mangaratiba tem paralisia cerebral e é a voz do Conselho de Ética do CPA. “É incrível poder voltar à Casa do Povo que me acolheu e que eu amo muito. Estarei na política e na Alerj em todas as oportunidades que tiver”, disse.

No grupo também estava a estudante Lara Gonzalez, aluna do 3º ano da Escola Intercultural Brasil-México Adão Pereira Nunes, em São Gonçalo, que integra o projeto Jovem Repórter da Seeduc. Ela acompanhou a programação produzindo conteúdo sobre o encontro e destacou a importância da iniciativa para despertar o interesse dos jovens pela comunicação: “Estar aqui é uma oportunidade muito grande para os jovens conhecerem a política e ampliarem suas oportunidades”.

Além da visita, a programação do encontro do CPA inclui palestras e atividades voltadas à educação para a cidadania. Na primeira parte do dia, os conselheiros estiveram na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) em aula sobre participação social e o funcionamento da Casa.

Já o roteiro no prédio centenário apresentou a evolução do Palácio Tiradentes desde sua inauguração, em 1926, além de destacar o papel do prédio como palco de importantes debates e decisões da história fluminense e nacional. Durante o percurso, o grupo também visitou o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, onde são realizadas ainda solenidades e sessões legislativas especiais da Alerj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *