Padre Roberto Barbosa de Melo, da Paróquia Sagrada Família, morre aos 62 anos
O cônego Roberto Barbosa de Melo, pároco da Paróquia Sagrada Família, na Taquara, Zona Oeste do Rio, morreu na madrugada deste domingo (23), aos 62 anos, dentro de sua casa. Informações preliminares apontam que o padre sofreu um mal súbito.
O Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, usou as suas redes sociais para fazer uma homenagem à Roberto, que havia participado de uma missa de celebração dos 10 anos da Jornada Mundial da Juventude, na Arquidiocese de São Sebastião, na Glória, neste sábado (22).
“Faleceu em pleno exercício de seu trabalho pastoral e em unidade com a arquidiocese e preparando com alegria a comemoração dos 30 anos de sacerdócio e de serviço em sua paróquia. Temos certeza de que Deus o acolheu no festim da eternidade. Nosso abraço de esperança pascal à comunidade paroquial (matriz e capelas) Sagrada Família que sentem a perda do seu pároco, à família dos sacerdotes “de Foucauld”, e a seus irmãos, sobrinhos e demais membros a quem nos unimos na esperança da vida eterna para nosso irmão. Que repouse em paz, receba a recompensa dos justos e que a luz perpétua repouse sobre ele”, escreveu.
Fiéis, que o acompanhavam na Paróquia Sagrada Família, também se despediram do padre nas redes sociais. “Meus sentimentos a todos os familiares e muita gratidão a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecer e ser acolhido por ele enquanto leigo batizado há 20 anos atrás quando participei um pouco de alguns trabalhos pastorais com o grupo da liturgia dessa paroquia. Padre Roberto interceda a Deus por todos nós pecadores. Obrigado por tudo que vc fez pela nossa igreja”, postou um internauta.
“Ele permanecerá sempre vivo em nossas orações e lembranças. Foi um verdadeiro Pai Espiritual. Obrigada Deus por nos ter presenteado com sua vida pra que nos ensinasse a cada dia sermos melhores. Que a Virgem Maria o acolha”, destacou outra.
Padre Roberto foi ordenado presbítero no dia 14 de agosto de 1993 e nomeado pároco da Paróquia Sagrada Família, na Taquara, em novembro do mesmo ano, onde estava até hoje. Ele também era cônego efetivo do cabido da Catedral do Arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O velório irá acontecer na Igreja Matriz da Sagrada Família, na Estrada do Rio Grande, na Taquara, com três missas celebradas na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com a paróquia, às 7h haverá uma ministrada pelo padre Marcos Paulo Galvão, às 10h com o padre Luan Argento e às 13h30 uma missa exequial presidida pelo Cardeal Orani Tempesta.
Após as missas, o corpo será encaminhado para o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio, onde, às 16h30, será sepultado na quadra da Irmandade de São Pedro dos Clérigos.