Operação provoca clima de tensão no Complexo da Maré
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, foram acordados por tiros, na madrugada desta terça-feira (4). O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, realizam uma operação na comunidade, para localizar criminosos envolvidos em roubos de veículos. De acordo com as plataformas Fogo Cruzado e Onde Tem Tiroteio (OTT), houve registro de disparos às 5h57 na Vila do João e às 6h30 na Vila do Pinheiro.
Segundo relatos, além da Vilas do João e do Pinheiro, os agentes fizeram um cerco nas localidades conhecidas como Palace, Salsa e Merengue e Baixa do Sapateiro e, ao menos três veículos blindados e um helicóptero estariam circulando pela região. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver um caveirão tentando ultrapassar uma barricada para acessar a comunidade e um helicóptero fazendo voos rasantes. Outras imagens mostram uma aeronave sobrevoando a Avenida Brasil.
⚠️OPERAÇÃO SEGUE FIRME NA MARÉ
ÁGUIA BAIXINHO
Helicóptero blindado dando voos rasantes entre a Vila do João e Vila do Pinheiro.
2 caveirões estão agora na principal da Vila.Uma mulher foi baleada na porta de casa.#MaréNaoVive pic.twitter.com/zEh6UCn4zj
— Maré "Não Vive" (@MareNaoVive) July 4, 2023
Até o momento, dois suspeitos foram presos e as equipes do Bope apreenderam um fuzil, uma pistola, carregadores e drogas. O Batalhão de Ações com Cães também apreendeu grande quantidade de entorpecentes. A Secretaria Municipal de Educação informou que 22 escolas da região foram impactadas, afetando 7.921 alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as clínicas da Família Adib Jatene, Augusto Boal e Jeremias Moraes da Silva e o Centro Municipal de Saúde Vila do João acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento na manhã desta terça-feira.