27 de agosto de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Operação provoca clima de tensão no Complexo da Maré

Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, foram acordados por tiros, na madrugada desta terça-feira (4). O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, realizam uma operação na comunidade, para localizar criminosos envolvidos em roubos de veículos. De acordo com as plataformas Fogo Cruzado e Onde Tem Tiroteio (OTT), houve registro de disparos às 5h57 na Vila do João e às 6h30 na Vila do Pinheiro.

Segundo relatos, além da Vilas do João e do Pinheiro, os agentes fizeram um cerco nas localidades conhecidas como Palace, Salsa e Merengue e Baixa do Sapateiro e, ao menos três veículos blindados e um helicóptero estariam circulando pela região. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver um caveirão tentando ultrapassar uma barricada para acessar a comunidade e um helicóptero fazendo voos rasantes. Outras imagens mostram uma aeronave sobrevoando a Avenida Brasil.

Até o momento, dois suspeitos foram presos e as equipes do Bope apreenderam um fuzil, uma pistola, carregadores e drogas. O Batalhão de Ações com Cães também apreendeu grande quantidade de entorpecentes. A Secretaria Municipal de Educação informou que 22 escolas da região foram impactadas, afetando 7.921 alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as clínicas da Família Adib Jatene, Augusto Boal e Jeremias Moraes da Silva e o Centro Municipal de Saúde Vila do João acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento na manhã desta terça-feira.

Ação na Maré terminou com morte de Playboy da Curicica

Na última quinta-feira (29), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e a Core pretendiam cumprir uma mandado de prisão contra Leandro Xavier da Silva, o Playboy da Curicica. O miliciano estava escondido em um bunker do tráfico de drogas, na Vila do Pinheiro, no Complexo da Maré, sob proteção do Terceiro Comando Puro (TCP), e resistiu à prisão, trocando tiros com os policiais. No confronto, Playboy e um segurança acabaram baleados e chegaram a ser socorridos para o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, mas nenhum dos dois resistiu aos ferimentos.

Playboy da Curicica era alvo de investigações desde o ano passado, por homicídio qualificado, roubo, extorsão, tortura, receptação, formação de milícia e organização criminosa. A localização do miliciano foi resultado de um intenso trabalho de monitoramento e levantamento de informações, que levou cerca de dois meses. Em agosto de 2022, a Draco, junto com policiais da 41ª DP (Tanque), chegou a prender o miliciano, mas ele foi colocado em liberdade no mês seguinte e assumiu o controle da milícia.

As investigações identificaram que uma aliança foi estabelecida entre a milícia e o TCP como forma de proteger as regiões comandadas por Playboy de invasões do Comando Vermelho, que tenta expandir os pontos de vendas de drogas em áreas dominadas por grupos paramilitares. A união também funcionava como uma “troca de favores”, permitindo que o tráfico vendesse drogas nas áreas chefiadas por Playboy, enquanto os milicianos exploram serviços como TV à cabo, internet, fornecimento de gás, transporte alternativo, grilagem de terrenos e venda de imóveis irregulares, além de extorsão de moradores, em comunidades dominadas pela facção.

https://twitter.com/MareVive/status/1676149242023354369?s=20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *