21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Operação mira chefe do tráfico e esquema de extorsão a moradores em Senador Camará, no Rio de Janeiro

Os agentes buscam cumprir sete mandados de busca em endereços de criminosos associados ao TCP

A Polícia Civil realiza uma operação, nesta terça-feira (13), com o objetivo de cumprir um mandado de prisão preventiva contra o traficante José Rodrigo Gonçalves Silva, conhecido como Sabão, e outros sete mandados de busca e apreensão em endereços de criminosos associados ao Terceiro Comando Puro (TCP). A facção domina as comunidades da Coreia, Rebu, Vila Aliança e Senador Camará, todas na Zona Oeste. A ação ainda está em andamento.

A investigação teve início a partir de denúncias realizadas por moradores de um conjunto de condomínios residenciais, o Minha Casa Minha Vida, situados em Senador Camará.

De acordo com a Polícia Civil, a denúncia de moradores, que estão sob comando do tráfico, chegou à um veículo de comunicação que expôs episódios em que bandidos tinham destituído síndicos dos condomínios formalmente eleitos em assembleias e imposto nomes de indivíduos a eles associados, para atuarem como arrecadadores de taxas impostas aos residentes. A cobrança era para ter acesso aos serviços públicos de energia elétrica, água, gás natural residencial e também sinal de internet.

Neste caso, de empresas a eles vinculadas, atuam com extrema violência no impedimento de acesso dos funcionários das concessionárias legalizadas.

Ainda segundo as investigações, os membros da organização realizam os cortes dos serviços públicos e cobram taxas para que seus associados realizem as ligações clandestinas. As cobranças irregulares são realizadas pelos síndicos informais que se posicionam nas guaritas de acesso de cada um dos prédios e dali controlam todo o dia a dia da comunidade, posteriormente repassando a arrecadação dos valores extorquidos para as lideranças do tráfico.

O delegado titular da DDSD, Marcello Braga Maia, determinou a instauração de inquérito e realização de diligências que possibilitaram a identificação das lideranças da facção, dos suspeitos que atuam como síndicos e criminosos associados, representando, inicialmente, pelas ordens de busca e apreensão.

A ação da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), conta com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), Serviço Aeropolicial (SAER), equipes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli n(ICCE). Além de suporte de técnicos da Light, Naturgy e Vtal. A participação das empresas concessionárias foi solicitada visando a regularização do fornecimento dos serviços públicos básicos e normalização das atividades.

A Operação Policial foi denominada Sanitizer (saneadora em Latim) pois além de sanear todas as irregularidades identificadas nos condomínios, o objetivo é executar as ordens judiciais e ainda a prisão do chefe da organização conhecido como Sabão e de seus comparsas, já que alguns dos crimes investigados têm a natureza permanente, possibilitando a prisão em flagrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *