16 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Operação da Enel em Paraty remove ‘Gato’ de energia em quiosque e desmantela rede clandestina que alimentava residências

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. O furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população.

Durante operação de combate às irregularidades no consumo de energia, realizada nesta terça-feira (11), em Paraty, a Enel removeu ligações irregulares na rede de um estabelecimento comercial e em residências.

Na primeira inspeção, os técnicos da Enel, acompanhados dos policiais civis, desmantelaram uma rede clandestina de energia que alimentava o fornecimento para 10 residências. O flagrante foi realizado após denúncia anônima, com apuração interna, mediante a um trabalho de inteligência com a cooperação das forças de segurança. Após a perícia, a rede foi retirada, sendo recuperados, aproximadamente, 700 metros de cabos de uso exclusivo da distribuidora.

A outra ação foi na Praia de Jabaquara. Os agentes encontraram o furto de energia em um quiosque.

Os casos terminaram em registros de ocorrências na 167ª DP. Os responsáveis por duas residências e do quiosque foram conduzidos para a delegacia, presos em flagrante pelo crime de furto de energia, com direito ao pagamento de fiança.
As ligações irregulares foram removidas dos locais pelos técnicos da distribuidora.
Além das equipes técnicas da Enel Rio e dos policiais civis, a operação em Paraty contou, ainda, com a colaboração dos peritos do Instituto Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz “gato” de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. Além disso, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar ainda curtos-circuitos e sobrecargas na rede, bem como ocasionar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da empresa é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Sobre a Enel Distribuição Rio


A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *