Operação da Enel em Paraty remove furtos de energia em residências e estabelecimentos comerciais
Durante operações de combate às irregularidades no consumo de energia em Paraty, a Enel removeu 13 ligações diretas na rede em estabelecimentos comerciais e residências. As ações ocorreram entre terça (25) e quinta-feira (27).
A primeira inspeção, na tarde de terça-feira, foi em uma fábrica de sorvetes conhecida na cidade. A equipe técnica constatou que o “gato” alimentava todos os equipamentos da fábrica. A gerente do local foi conduzida pelos policiais civis para a delegacia.
Na quarta-feira (26), os agentes flagraram irregularidades em cinco locais da cidade, sendo eles, uma casa noturna, duas pousadas e duas residências. O proprietário de uma das pousadas não estava no imóvel. Já os demais, foram levados para a delegacia.
As últimas ações ocorreram ontem (27), quando os furtos de energia foram encontrados em um bar, em uma hamburgueria e cinco residências. Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais e de uma das casas também foram conduzidos pelos policiais para a delegacia.
As ações terminaram em registros de ocorrências na 166ªDP e 167ª DP. Em todos os casos, os detidos foram presos em flagrante e vão responder pelo crime de furto de energia. As ligações irregulares foram removidas dos locais pelos técnicos da distribuidora.
Além das equipes técnicas da Enel Rio e dos policiais civis das duas delegacias, as operações em Paraty tiveram a participação dos peritos do Instituto Criminalística Carlos Éboli (ICCE). No total, foram 13 ocorrências e oito prisões em flagrante.
Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz “gato” de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. Além disso, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar ainda curtos-circuitos e sobrecargas na rede, bem como ocasionar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da empresa é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.