Odontologia Inclusiva atende em Centro Cirúrgico paciente com necessidades especiais, em Itatiaia

 O Secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, informa que a Equipe de Cirurgia Eletiva Odontológica de Pacientes com Necessidades Especiais do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da Secretaria de Saúde de Itatiaia atendeu nesta quarta-feira (19/07), no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, o nono paciente. Segundo ele, o tratamento tem indicação para pacientes com necessidades especiais, quando não é possível realizar o tratamento em consultório odontológico.  

A Diretora da Saúde Bucal de Itatiaia, Flávia Borchert Pereira, informa que o procedimento é realizado de acordo com a demanda. Segundo ela, moradores que precisam desse tipo de tratamento podem procurar o Centro de Especialidades Odontológicas, localizado à Rua Doutor Silveira, número 145, no bairro Campo Alegre, ou fazer contato pelo telefone 3352-3331.

“Temos mais dois pacientes para serem atendidos em Centro Cirúrgico. Este serviço estava sem funcionar há algum tempo e havia pacientes na fila de espera. A odontologia para pacientes com necessidades especiais ainda é uma especialidade não muito conhecida. O dentista especialista nesta área trata os pacientes com alguma dificuldade em serem atendidos da forma convencional e que apresentam algum tipo de limitação física, mental, comportamental ou até mesmo médica, recebendo tratamento odontológico de maneira especial. Este atendimento é cercado dos cuidados necessários à cada situação específica seja em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar”, explica Flávia.  

A Diretora da Saúde Bucal de Itatiaia destaca que os especialistas entendem que este grupo de pacientes tem até duas vezes mais chance de ter doenças bucais do que a população tradicional. Flávia salienta que a odontologia para pacientes com necessidades especiais é sempre realizada com a participação de familiares ou responsáveis. “O apoio deles é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para promoção da saúde bucal do paciente”, conclui.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *