Novos Guardas Municipais participam de curso de tiro e armamento

Os alunos do Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal de Rio Bonito participaram neste sábado (14) de uma imersão prática em armamento e tiro no Clube de Tiro REARMY, no município. Segundo a coordenação do curso, a capacitação é fundamental para preparar os futuros agentes de segurança pública para situações complexas que podem envolver o uso e o manuseio de armas de fogo.

O treinamento não só proporciona familiaridade com práticas de tiro, mas também ensina os protocolos de segurança para manuseio, desmunicionamento e entrega de armas à autoridade policial competente, garantindo a conduta adequada em possíveis ocorrências. A capacitação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Setor de Ensino, Formação e Treinamento da Guarda Civil Municipal de Tanguá, responsável pela ministração do curso e o Clube de Tiro REARMY, consolidando o compromisso com a formação técnica e responsável dos alunos.

Formação Profissional – Os novos agentes, antes de entrarem nos quadros da Guarda Municipal, estão recebendo aulas teóricas e práticas focadas em estratégias operacionais e práticas moderna de segurança pública, e ministradas por um corpo de professores composto pelos melhores profissionais das diversas áreas do conhecimento, segundo a matriz curricular nacional para a formação das guardas municipais, do Ministério da Justiça. Eles aprenderam, entre outras coisas, noções de abordagem, comunicação não violenta, direitos humanos dentre outros temas.

A carga horária do curso é de 728 horas-aula, divididas em atividades práticas e teóricas, com disciplinas como direito penal e processual penal; técnicas de abordagem; gestão e mediação de conflitos; defesa pessoal; legislação de trânsito; legislação ambiental; legislação de posturas municipais. Dentre as disciplinas com maior foco estão gestão de conflitos, comunicação não violenta, primeiros socorros, além de toda a legislação vigente e utilização de equipamentos menos letais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *