14 de junho de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Nova licitação de ônibus do Rio prevê aumento de 25% na frota e começa pela Zona Oeste

Região é apontada como a que recebe menos eficiência no serviço. Implantação ocorrerá em cinco fases

 

A Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) apresentaram, nesta quarta-feira (28), as regras da licitação dos ônibus municipais do Rio. O processo estava previsto para acontecer somente em 2028, com o fim da concessão firmada em 2010, mas foi antecipada para este ano, por meio de acordo judicial. O novo sistema vai começar por mudanças na Zona Oeste e estipula renovação de toda a frota, além de aumento de 25% no número de coletivos.

Em coletiva de imprensa no Centro de Operações Rio, no Centro, a secretária de transportes Maína Celidonio destacou que a nova licitação terá início pela Zona Oeste, por ser a área com a menor eficiência do serviço. Além disso, a operação que atualmente é realizada por quatro consórcios (Transcarioca, Internorte, Intersul e Transcarioca), passará a ser operada por 31.

Durante a apresentação, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que a licitação será o maior ponto de virada da mobilidade urbana da cidade, superando as ocasionadas pelas mudanças no sistema BRT.

“Não é uma mudança que vai acontecer amanhã, mas nós vamos ter um cronograma bastante ousado e, a partir do ano que vem, já vamos ver áreas da cidade sendo completamente transformadas, com transporte digno, decente. Na minha opinião, esse é um ponto de virada mais importante da história da mobilidade da cidade do Rio de Janeiro, talvez até mais importante do que o próprio BRT. Nós estamos falando de um sistema que está aí 60 anos operando com pouca institucionalidade, de forma irregular e precisa, portanto, da nossa ação”.

Paes ainda apontou que os passageiros já devem começar a perceber as primeiras melhorias no serviço dos ônibus a partir do primeiro semestre de 2026.

“Vamos começar as primeiras licitações já nesse ano de 2025. A nossa expectativa é primeiro semestre de 2026, nas áreas mais mal atendidas da cidade, com menos ônibus, e nesse caso especialmente Zona Oeste e Ilha do Governador, a gente vai começar a fazer as licitações e já disponibilizar um número de ônibus muito maior, com ônibus novos, com novas características. Então, a gente busca minimizar os problemas que acontecem, já recuperamos várias linhas, já ativamos vários pontos, mas não é, infelizmente, uma solução tão rápida assim. Eu diria que a gente vai ter a sensação de mudança, especialmente Zona Oeste e Ilha (do Governador), a partir do ano que vem”.

 

Na primeira fase, há previsão de que a região compreendida como Campo Grande Norte passe a contar com 150 ônibus no lote estrutural – linhas mais longas que ligam bairros -, atualmente com 95. Já no lote local – linhas que circulam dentro do bairro – estão previstos 200 coletivos, hoje 37. O lote local de Santa Cruz também pretende passar dos atuais 67 para 330.

A primeira fase teve início em abril desse ano e se encerra no mesmo mês de 2026. Já a segunda acontece a partir de novembro de 2025 até setembro de 2026 (Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador); a terceira entre abril de 2026 e abril de 2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte); a quarta começando em novembro de 2026 e terminando em novembro de 2027 (Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte); e a fase final está prevista para ocorrer entre setembro de 2027 e agosto de 2028 (Zona Sul e linhas das demais regiões com bom índice de avaliação do serviço).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *