Nova Friburgo inicia entendimentos com a Câmara de Comércio Italiana

O Centro Cultural Italiano, na Rua General Osório, em Nova Friburgo, foi o local da reunião para tratar das datas comemorativas italianas na cidade. Outros assuntos estiveram na pauta, como manter os laços entre os descendentes e simpatizantes dos italianos e negócios entre Nova Friburgo e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. O Executivo municipal foi representado pelos secretários Pierre Moraes, da Casa Civil, e André Montechiari, de Ciência e Tecnologia. Participaram também o presidente e o delegado na Região Serrana da Câmara Italiana, Rodolfo Teichner e Alexandre Felizola, respectivamente, além de representantes de diversos setores do município.

Durante o encontro foram abordados temas como apresentação da Câmara Italiana aos integrantes da Casa d’Itália de Nova Friburgo e empresários locais, comunicação de encaminhamento de proposta de projeto de lei, que dispõe sobre a instituição, no âmbito do calendário oficial de Nova Friburgo, das datas comemorativas italianas; e anúncio do andamento e  do futuro acordo entre o município e a Câmara Italiana, atendendo interesses mútuos, além da aproximação para fomento da cultura e demais relações de interesse comum.

DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO – Pierre Moraes salienta que a Câmara de Comércio Brasil-Itália não se restringe a esse país, e sim a mais de 80 países nos cinco continentes. De acordo com o secretário da Casa Civil, isso pode ser um aspecto facilitador tanto para que empresários friburguense vendam para esses países, como também empresários desses países possam comercializar diretamente com Nova Friburgo.

Pierre comentou que o comércio exterior de Nova Friburgo já foi muito maior. Atualmente a exportação se refere principalmente aos setores metal-mecânico e de modas íntima e fitness. Ainda pouco comparado ao potencial de Nova Friburgo. Ele conta com a adesão dos empresários à Câmara Italiana, através da intermediação da prefeitura.

O secretário salienta que as facilidades e os benefícios para os empresários friburguenses são enormes para exportação a partir do momento da adesão à Câmara Italiana. Pierre enfatiza que a atual gestão municipal tem o objetivo do desenvolvimento comercial, pois os ganhos são mútuos. A prefeitura, com essa intermediação, ganha através da geração de impostos.

DATAS COMEMORATIVAS – A Câmara de Vereadores também foi contatada pela Câmara Italiana. Foram apresentadas propostas de leis de datas comemorativas italianas para que sejam integradas ao calendário turístico-cultural de Nova Friburgo, como as datas de 2 de junho, da autonomia italiana, e 21 de fevereiro, que é o Dia do Imigrante Italiano no Brasil. Entre as programações culturais em Nova Friburgo está previsto o retorno do festival de cinema italiano, com o apoio do Nova Friburgo Country Clube, que é um dos clubes mais bonitos do Brasil.

Pierre está na expectativa que tanto os entendimentos sobre a comércio exterior quanto as atividades culturais italianas já estejam sendo realizadas no próximo ano na cidade. “Abrem-se portas para que Nova Friburgo reacenda sua visibilidade com o comércio exterior, e não só isso, portas para a cultura”, finalizou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *