No Dia das Crianças, Prefeitura do Rio entrega reforma do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador

O prefeito Eduardo Paes entregou nesta quinta-feira (12/10) a reforma do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, Zona Sul do Rio. Os trabalhos de reforma duraram cerca de seis meses, e foram revitalizadas áreas como parquinho infantil, arena musical, mirante, parcão, pergolado, mobiliários e jardins. A reinauguração marca também a mudança da sede da Subprefeitura que, a partir de agora, será dentro do parque.

Com 2,58 hectares na Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador, o parque foi inaugurado em 1968 e batizado em homenagem à canção “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

– Esse é um espaço incrível, e o Rio é isso, um lugar que aceita tudo, todos, acolhe. Essa é uma cidade cheia de espaços, de lugares simbólicos, de valor cultural, que vão gerando esse sentimento de pertencimento pela cidade. Quando a gente pensa na Helô Pinheiro, a gente pensa na cultura, em todos os poetas que saem daqui cantando o Rio. E a cidade do Rio é isso, um lugar que inspira – disse Eduardo Paes.

Eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro participou da entrega do parque:

– É uma sensação, eu diria, de dever cumprido. O parque estava um pouco abandonado e hoje, revitalizado, está cheio de energia positiva, estão tendo vários eventos aqui para as pessoas desfrutarem desse momento especial. A Prefeitura se doou por inteiro para que não só os ipanemenses, mas todos os cariocas, os turistas, possam vir para cá e aproveitar tudo isso aqui. E o título de Garota de Ipanema também me deixa orgulhosa, sei que faço parte disso tudo.

Em homenagem ao dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, a Prefeitura preparou uma série de atrações, como missa, plantio de árvores, feira cultural e roda de samba. O espaço privilegiado, que já foi palco de diversos festivais – incluindo a temporada do Circo Voador na década de 1980 -, recebeu todos os cuidados de revitalização e está pronto para voltar a ser um dos points do verão carioca.

Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle disse que a reinauguração marca uma nova era do parque, tão importante para o Rio:

– Hoje é um dia histórico para a população do Rio. Mais do que uma reforma, do que intervenções no parque, a gente tá devolvendo a vida e as atividades dentro desse grande parque. Foram seis meses de muito trabalho, foi feita a transferência da sede da subprefeitura, temos 32 câmeras em instalação, a presença da Guarda Municipal, parcão, parquinho, são mais de 20 tipos de mobiliários diferentes para agradar a todos os cariocas que frequentam esse parque.

 

Nova sede da Subprefeitura da Zona Sul

Os prédios já existentes no local foram reconstruídos pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, e uma das estruturas passa a abrigar a nova sede da Subprefeitura da Zona Sul. As fachadas dos edifícios foram recuperadas, e a cobertura recebeu serviço de impermeabilização. O telhado foi substituído por um novo, e melhorias de acessibilidade foram realizadas para garantir, com conforto, o acesso de pessoas com deficiência ao local.

 

Áreas de lazer receberam intervenções e melhorias

A Secretaria Municipal de Conservação cuidou da recuperação do paisagismo, com revitalização de muretas e áreas de jardim, além do plantio de mudas e concretagem de caminhos; implementação de Academia da Terceira Idade, com aplicação de concreto na área dos equipamentos de ginástica e nos acessos; construção de muro de contenção e instalação de alambrado, trazendo mais segurança para os frequentadores; restauro do pergolado, com plantio de grama; recuperação de conjuntos de bancos e mesas em concreto; criação de espaço para food trucks, com a construção de guarda-corpo e aplicação de concreto no piso e no pátio de acesso.

A área do parquinho infantil foi totalmente revitalizada. Além de receber saibro para oferecer mais conforto às crianças, novos módulos de brinquedos estão sendo instalados. A Comlurb participou da revitalização com o trabalho de solda das tubulações, pintura e colocação de tela, com a instalação de um kit playground com brinquedos feitos de eucalipto, com ponte, escorregador e balanço acoplados.

A Comlurb faz remoção de pichações e limpeza nas pedras com a equipe de garis alpinistas, que utilizam a técnica de rapel. Está em curso ainda a limpeza hidráulica em toda área do parque, com água de reuso e detergente, a limpeza das caixas de ralo e os serviços de varrição, capina e roçada. Serão instaladas novas papeleiras e contêineres de 240 litros. A Companhia atua diariamente, em dois turnos, no parque com todos os serviços de limpeza e remoção de resíduos, durante todo o ano.

Todos os mobiliários e estruturas foram recuperados e, pela primeira vez desde sua inauguração, o desenho diferenciado do piso foi restaurado. Agora é possível ver novamente os tradicionais círculos no chão, espalhados pelo parque. O pergolado reformado poderá receber em breve o plantio de mudas trepadeiras para garantir o sombreamento.

A arena musical, contornada pelos jardins de bromélias, também recebeu cuidados especiais. E a pista de patinação está lisa novamente. Além disso, a Prefeitura instalou um parcão, com vista para o mar, e Academia da Terceira Idade.

 

Mais segurança

As melhorias no parque não se limitam à revitalização das áreas de lazer. Uma parceria da Subprefeitura da Zona Sul com o Hotel Arena, vizinho ao espaço, está garantindo a instalação de mais de 30 câmeras de segurança monitoradas em tempo real. Além disto, a Rioluz, por meio do programa Luz Maravilha, modernizou todo o sistema de iluminação. Foram instaladas 91 luminárias de LED, e houve também a troca dos refletores que ficam em frente ao parque, iluminando a Praia do Arpoador. A área também ganhou 65 postes de fibra, mais duráveis que os anteriores, de aço, e resistentes à corrosão, principalmente da maresia.

 

Vista de Milhões

O Mirante do Parque, com uma das mais belas visões da praia e cercado pela natureza, também foi cuidadosamente revitalizado. É o lugar é ideal para contemplar o pôr do sol.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *