NAM de Mesquita realiza formatura para 52 alunos

Evento promoveu a certificação dos integrantes do Circuito e os alunos das oficinas, com diplomas e presentes

Na tarde da última terça, dia 13 de junho, o Núcleo de Atendimento de Medidas de Mesquita promoveu uma cerimônia emocionante de formatura para 52 alunos dos cursos oferecidos no espaço. Com a presença de familiares, amigos e equipes da rede socioassistencial do programa, todos os formandos receberam certificação. O evento foi realizado na sala 106, dentro do Fórum de Mesquita, no próprio ambiente onde o NAM atua. O projeto, que é destinado a pessoas em situação de liberdade provisória, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a 7ª Vara Criminal de Mesquita, mas também possui cursos e oficinas abertas à população civil. Ao final do evento, alunos, tutores e membros do NAM também receberam presentes.

A formatura foi realizada de forma coletiva, contendo a presença dos usuários do projeto Circuito e os alunos das oito oficinas oferecidas no núcleo, sendo elas: GNV; Lancheiro; Barbearia; Trancista; Design de Sobrancelhas; Chocolate, Marketing e LIBRAS. Profissionais do NAM, da Secretaria de Assistência Social e representantes da equipe da 7ª Vara Criminal também estiveram presentes. Além disso, integrantes do Instituto Cultural Pena Máxima apresentaram relatos próprios de superação e ressignificação, declarando a importância da existência de um programa de ressocialização para os usuários.

“Em lugar nenhum a gente vê um projeto como esse, que transforma tanto as vidas. O NAM me ajudou a me reinventar, a ter uma nova perspectiva de vida. Hoje, me sinto lisonjeado em ter essa parceria com o projeto, porque já estive nessa situação. Mas, agora, posso ajudar outras pessoas”, declara Gilsinho da Maia, diretor-presidente do Instituto Cultural Pena Máxima.

Para demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo dos três meses de duração do curso, as alunas da oficina de LIBRAS presentearam o público com uma performance cantada em língua brasileira de sinais. Juntamente com a entrega das certificações aos formandos, os tutores, que são profissionais voluntários, também receberam certificados de reconhecimento. Kits de ferramentas e materiais necessários para a rotina profissional dos formandos também foram entregues aos, agora, ex-alunos.

“Esse programa visa não só a reintegração desses indivíduos na sociedade, mas a preparação deles para enfrentarem as dificuldades do mercado de trabalho. Aqui, proporcionamos a oportunidade de ressignificação” , explica a assistente social e coordenadora do Núcleo de Atendimento de Medidas, Rosana Santiago.

“Quero agradecer a todos do NAM, em especial ao professor Rafinha, porque ele formou o meu filho em barbeiro, fazendo dele um profissional. Conheci o projeto porque meu filho teve a sua vida transformada e, hoje, eu mesma estou me formando na oficina de Chocolate. Não existe nada tão lindo e revolucionário quanto esse espaço”, exclama Veronica dos Santos Rocha, formanda da oficina de chocolate.

O NAM

O Núcleo de Atendimento de Medidas foi criado em 2016 e atende jovens que estão em situação de liberdade provisória ou cumprindo medidas cautelares. A ideia é promover a reintegração social deles, um serviço que não se resume ao atendimento a esses jovens, mas que se estende também aos familiares deles. A dinâmica de funcionamento envolve o Fórum, que cede o espaço, e a Prefeitura de Mesquita, que oferece a equipe profissional. A eles, juntam-se profissionais voluntários que ministram as oficinas.

O primeiro curso oferecido foi em maio de 2019, de Libras. Mas outras atividades são executadas para trabalhar essa reintegração social. Caso do Circuito, uma ação promovida que consiste em ciclos de debates e palestras com profissionais de diversas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *