Mutirão contra a dengue no Parque Aeroporto, em Macaé
Um mutirão de ações para combater o mosquito Aedes aegypti foi realizado nesta quinta-feira (19), no Parque Aeroporto. Promovido pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), o trabalho reuniu agentes que percorreram algumas ruas do bairro e fizeram o serviço de orientação, aplicação de larvicida e recolhimento de amostras de águas – algumas com larvas – encontradas em moradias e estabelecimentos comerciais.
O mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Segundo Marcelino da Rocha Carvalho, supervisor geral do Cevas, é importante o apoio da população para que o acompanhamento seja eficaz.
“Peço à população que, quando os agentes baterem à porta, venha nos atender, pois esse trabalho é fundamental. Temos uniformes, identificação e também é possível conferir se a equipe está realmente atuando no local pelo telefone 0800 022 6461 ou pelo site e redes sociais da prefeitura”, comenta.
Lucas Rosa Santana, foi um dos moradores do bairro que abriu a porta da casa e recebeu bem a equipe.
“Eu acho muito válido esse trabalho. Principalmente no quintal onde temos crianças que brincam e podem deixar algum objeto que acumula água após as chuvas e pode passar despercebido. Tomamos muito cuidado com isso, nossa caixa d’água é tampada e sempre verifico o quintal. Minha mãe teve chikungunya em 2019 e até hoje sofre com as sequelas”, conta Lucas.
Nesta sexta-feira (20), a equipe vai atuar no Assentamento Edson Nogueira, em Córrego do Ouro. Denúncias e solicitações também podem ser feitas pelo telefone: 0800 022 6461.
Orientações
O verão e suas chuvas recorrentes aumentam as chances para os focos do mosquito. A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros.
Após as chuvas, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, vasos de planta, baldes, potes, bacias e outros recipientes.