Mulher baleada em casa durante tiroteio, em Meriti, está em estado grave
É grave o estado de saúde de Fátima Barreto de Souza, de 57 anos, baleada na manhã da última quinta-feira durante um tiroteio nas comunidades da Vila Ruth e do Morro do Tamanco, em São João de Meriti, Baixada Fluminense. A moradora, que estava em casa no momento do confronto, foi atingida na região do abdômen e passou por cirurgia. Um homem também foi baleado durante o confronto.
Fátima passou por uma cirurgia de emergência ontem, ao dar entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), para onde foi levada, informou a Prefeitura de Nova Iguaçu. Após o procedimento, ela foi encaminhada para o CTI da unidade.
De acordo com o hospital, “exames apontaram que a paciente tem um projétil alojado na coluna lombar. Ela será reavaliada pela equipe de neurocirurgia do HGNI”, diz trecho da nota. De acordo com a PM, o caso foi encaminhado para a 58ª DP (Posse).
Fátima estava em casa no momento em que teve início um confronto entre criminosos da região. A moradora lavava roupa quando foi atingida, segundo o “Bom Dia Rio”, da TV Globo.
A Polícia Militar confirmou que o tiroteio foi entre criminosos nas comunidades da Vila Ruth e do Morro do Tamanco, em Meriti. Equipes do 21º BPM (São João de Meriti) foram direcionadas para reforçar o policiamento na região.
No confronto, um homem também foi baleado. Ele foi identificado como Mauro França Santos e, segundo o “Bom Dia Rio”, foi atingido na virilha e socorrido para a UPA Jardim Íris, em São João de Meriti. A Secretaria de Saúde do município informou que a vítima teve alta ontem à tarde. O caso foi registrado na 54ª DP (Belford Roxo).
Até o momento, em 2023, o Instituto Fogo Cruzado registrou 61 pessoas atingidas por bala perdida no Grande Rio, destas 19 morreram e 42 ficaram feridas.
Nas redes sociais, moradores falaram sobre o intenso tiroteio. Muito lamentavam sobre, em mais um dia, ter a rotina alterada por conta da violência. Escolas e creches na região não puderam funcionar. Uma pessoa escreveu:
“São João de Meriti abandonado, não é só na Vila Ruth não. No Morro do Tamanco, Jardim Metrópoles tudo em guerra e nenhuma polícia.”
Uma estudante gravava um vídeo no momento em que ia para a escola. Ela contava planos para seu dia, quando foi surpreendida pelo tiroteio. A jovem não para de filmar e começa a correr. É possível ver outras pessoas correndo e elas buscam abrigo na escola. É possível ouvir muitos tiros ao fundo.