Morto em operação na Vila Cruzeiro integrava bando que invadiu prédios e extorquiu moradores

Uma das dez pessoas mortas durante uma operação da Polícia Militar e da Polícia Civil, nesta quarta-feira, na Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio, foi identificada como Carlos Alberto Marques Toledo, o Fiel. Ele é apontado em investigações policiais como sendo gerente do tráfico de drogas nas comunidades da Fé e da Chatuba, no Complexo da Penha, com atuação também no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Todas comunidades citadas têm o comércio de drogas controlado pela maior facção criminosa do Rio.

Em nome de Fiel constavam cinco mandados de prisão pendentes, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, de acordo com dados da página eletrônica do Conselho Nacional de Justiça. No último dia 21 de junho, ele e outras 24 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por crimes de organização criminosa, extorsão qualificada, tráfico de drogas e esbulho possessório. Segundo a denúncia, no dia 14 de novembro de 2022, integrantes da quadrilha, armados de fuzis e pistolas, invadiram pelo menos 24 prédios de um conjunto, na Favela do Quitungo, em Brás de Pina, bairro que fica localizado próximo à Penha. Na ocasião, o grupo ameaçou moradores e adotou práticas comuns a milícia, como, por exemplo, a cobrança de taxas de R$ 500, referentes ao aluguel de cada um dos apartamentos, incluindo luz e água.

O dinheiro passou a ser recebido pelos bandidos que proibiram o acesso ao local de funcionários de concessionárias de serviços públicos. Ainda segundo dados do processo, que tramita na 2ª Vara Criminal Especializada da Capital, os moradores que não concordaram com a cobrança foram instruídos a entregar às chaves dos apartamentos em uma boca de fumo. A mesma investigação também revelou que pelo menos uma empresa que executava serviços de engenharia na comunidade foi obrigada a pagar uma taxa de R$ 15 mil ao tráfico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *