Moradores do Noroeste Fluminense recebem rede de água tratada
Obra em Itaocara beneficia dezenas de famílias e é mais uma iniciativa para melhorar o abastecimento na região
Em mais uma ação para melhorar o fornecimento de água em Itaocara, no Noroeste Fluminense, a Águas do Rio concluiu a implantação de nova rede de abastecimento de água tratada, o que beneficiará moradores do loteamento Sítio Belo Jardim e do bairro Sardinha. Dezenas de famílias e mais de 50 lotes passaram a contar com a nova infraestrutura, que recebeu cerca de 850 metros de novas tubulações.
Moradora do loteamento há 15 anos, Claudenir Pereira é uma das beneficiadas. Ela celebrou o fim dos trabalhos das equipes da concessionária:
“Só tenho que parabenizar a Águas do Rio por esse serviço. Que coisa linda! São 15 anos que uso água de poço e que espero por essa água tratada. É muito emocionante ver isso aqui”, disse a auxiliar de limpeza.
Segundo Edilon Cardoso, supervisor de Operações da empresa, a obra começou após o resultado de um estudo de viabilidade que considerou a distância das residências e dos lotes em relação ao Centro da cidade.
“Analisamos cautelosamente como poderíamos executar essa obra, de forma que conseguíssemos alcançar as casas já existentes e que os proprietários dos lotes tivessem a possibilidade de uma nova ligação, para quando iniciarem suas construções. Consideramos a expansão futura do bairro”, explicou.
Investimento constante em melhorias
Desde que assumiu a concessão em 27 cidades fluminenses, em novembro de 2021, a Águas do Rio vem realizando investimentos contínuos em melhorias de suas unidades operacionais, promovendo obras de recuperação estrutural, implantação de equipamentos modernos e a atualização do sistema de captação, tratamento e distribuição de água.
Em Itaocara, por exemplo, a Estação de Tratamento de Água recebeu um novo sistema de desinfecção com produção própria de cloro, por meio do uso de hipoclorito de sódio, substituindo o uso do cloro a granel. Essa modernização, que também foi implementada nas cidades de Aperibé, Cambuci e Miracema, utiliza o sal grosso como matéria-prima. As captações de água bruta também passam por limpezas periódicas para garantir a qualidade do abastecimento.
Além disso, a empresa instalou 10 pontos de controladores de pressão alimentados por placas solares, que convertem a luz do sol em energia elétrica e monitoram o nível da água nos reservatórios 24 horas por dia.
“Nosso objetivo é melhorar ainda mais nosso serviço e, para isso, estamos avançando com nosso planejamento, que contempla diversas melhorias em todo o nosso sistema. Isso inclui ações não só em Itaocara, mas também em outras cidades do Noroeste Fluminense, como Cambuci, Aperibé e Miracema”, destacou o coordenador operacional Wesley Motta.
Motta também adiantou que a equipe está atuando em mais uma frente de trabalho com a reforma do reservatório principal de Cambuci, que tem capacidade para 150 mil litros de água. A previsão é que a obra seja concluída em novembro.