Mobilização pelo direito da pessoa idosa, em Mangaratiba

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado nesta quinta-feira, 15, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Mangaratiba, através da Subsecretaria de Envelhecimento Saudável e Terceira Idade, realizou uma mobilização na Praça Robert Simões, no centro de Mangaratiba. A ação faz parte da Campanha “Junho Violeta” e teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre as mais diversas formas de violência contra os idosos e a importância da divulgação dos canais de denúncias, como o Disque 100.

Durante toda manhã, foram realizadas apresentações teatrais, de canto e de dança dos integrantes dos núcleos das Terceiras Idades de Itacuruçá, Praia do Saco, Conceição de Jacareí, Muriqui, Praia Grande, Parque Bela Vista e da Vale do Rio Sahy, sempre com a visão de proteger, valorizar e repudiar a violência contra os idosos.

Também foi apresentado as ações realizadas pelo Programa de Atenção Integral a Saúde dos Idosos (PAISI), da Secretaria de Saúde, e foi disponibilizado aferição de pressão arterial e verificação de glicemia. Os idosos puderam participar de um delicioso café da manhã oferecido pela prefeitura.

A integrante da Terceira Idade de Itacuruçá, Oray Maria de Camargo Souza, de 80 anos, destacou a importância da ação.

“Acho essencial esse despertar sobre os tipos de violência, que muitas vezes podem ser invisíveis aos nossos olhos.  Sou muito grata ao grupo da Terceira idade por estar sempre incentivando conhecimento e qualidade de vida. Eu sou a prova disso, pois me curei da ansiedade com apoio dos profissionais do núcleo de Itacuruçá”.

O evento contou com a presença do vice-prefeito do município, Chicão da Ilha, do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Edu Jordão, da subsecretária de Envelhecimento Saudável e Terceira Idade, Luciana Thurler, de demais secretários e subsecretários municipais e dos vereadores de Mangaratiba, Vlad da Pesca e Aristides Barcelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *