Ministra afirma que queimadas podem estar relacionadas àqueles que querem provocar o caos no Governo
Em Niterói, uma das cidades fluminenses mais afetada pelas mudanças climáticas, escassez de chuva e consequente falta de água, a ministra dos Povos Indígenas fez um alerta contundente sobre as queimadas que vêm atingindo o Brasil
Em solenidade no município de Niterói (RJ), onde foi receber o título de cidadã niteroiense da Câmara e declarar apoio à deputada federal Talíria Petrone (Psol), candidata à Prefeitura da cidade, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, fez um alerta sobre os eventos climáticos extremos e criticou os incêndios que podem ser fruto de ações coordenadas por criminosos no País.
“Estamos vivendo um dos momentos mais preocupantes da nossa história. O Brasil está em chamas. Mas, quem provoca as mudanças climáticas e quem pode combatê-las? Hoje temos um governo federal que está preocupado, mas também temos quem quer ver o caos no governo provocando incêndios criminosos. E é, sim, uma ação articulada. Mas temos uma ministra do Meio Ambiente (Marina Silva) muito combativa que está fazendo de tudo para acabarmos com os incêndios descontrolados por todo Brasil”.
“Sonia Guajajara veio a Niterói em uma semana muito dura para nós. Uma semana em que vimos incêndios no Morro das Andorinhas, em Itaipu, no Morro do Preventório, no Morro dos Macacos e no Parque Estadual da Pedra Branca. Alguns incêndios possivelmente são provocados por quem quer entregar a natureza para o negócio e para a especulação imobiliária”, garantiu Talíria Petrone, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Clima, da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal.
Niterói preserva áreas de mata e biomas importantes como o Parque Estadual da Serra da Tiririca (declarado “reserva mundial da biosfera” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1992) e o Parque Estadual Darcy Ribeiro, bem como a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. É preciso rigor nas investigações para chegarmos aos culpados por essas ações que estão colocando nosso país em risco.