Ministério da Defesa reúne em publicação as principais ações de 2025
Inicialmente, destacamos o maior serviço prestado ao Brasil, que se traduz em uma palavra: defesa. Todos os demais são decorrentes, como a soberania, a integração, a tecnologia, a educação militar e as muitas operações que foram conduzidas neste ano de intensos esforços”, afirmou o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, em suas palavras na revista A Defesa .
A publicação é uma prestação de contas à sociedade e apresenta as principais ações realizadas pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas em 2025. Entre as realizações, destacam-se: o recorde de exportações de produtos de defesa, que totalizou US$ 3,1 bilhões em autorizações; o alistamento militar voluntário feminino, que registrou cerca de 34 mil inscrições; a participação do MD e das Forças Armadas na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 30), realizada em Belém (PA); a Operação Atlas, maior exercício de adestramento conjunto das Forças; e os avanços nos programas estratégicos, com diversas atividades voltadas à defesa da pátria, à integração com a sociedade e ao apoio ao Estado.
A revista está em sua 5ª edição, contém 80 páginas e é dividida em sete editorias: Defesa, Soberania e Dissuasão; Segurança; Meio Ambiente; Educação e Cultura; Esporte e Cidadania na Defesa; Desenvolvimento Nacional; e Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa . A edição traz ainda um encarte especial que destaca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e o legado brasileiro no conflito.


