Ministério da Cultura não orientou a suspensão dos editais da Política Nacional Aldir Blanc em Teresópolis
O Ministério da Cultura (MinC) não orientou a suspensão dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Teresópolis (RJ). Na última terça-feira (11), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, a Secretaria de Cultura de Teresópolis, junto com o prefeito da cidade, e a Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro estiveram no Ministério da Cultura para expor a situação do município. A comitiva foi recebida pela Secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, junto com a equipe técnica e assessoria jurídica do MinC. O Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis também acionou o Ministério da Cultura, por e-mail, para denunciar a situação.
Diante do exposto, o Ministério da Cultura informa que tomou ciência do caso e acompanha com atenção o cenário em Teresópolis. O município se comprometeu a enviar toda a documentação relativa ao processo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) na cidade, para que o Ministério da Cultura possa analisar as alternativas. O compromisso é de avaliar o que pode ser feito para evitar prejuízos ao lançamento dos próximos editais na cidade, aos artistas e fazedores de cultura locais, e aos repasses do Ministério da Cultura nos próximos ciclos da PNAB.
Ressalta-se que é uma situação complexa e inédita no histórico de execução da PNAB, será acompanhada de perto e tratada com a devida atenção pelo Ministério da Cultura. Tanto que, em breve, representantes da Pasta irão à cidade de Teresópolis para novas reuniões com os gestores públicos do munícipio.