Miguel Pereira: Governador Portela é totalmente revitalizada

O prefeito de Miguel Pereira, André Português, realizou neste último sábado (12), a entrega da revitalização do 2º distrito, Governador Portela. Ao total, foram oito inaugurações, no mesmo dia.

O distrito ganhou o 1° posto de gasolina, facilitando a vida dos moradores, além da inauguração de diversos equipamentos, como a Praça com o Espaço da Criança e, a Quadra de areia, as secretarias de Obras e Esporte, a revitalização da Vila Operária, a Unidade Básica de Saúde de Portela I e II e rua do aroma.

Leia: Centro de Convenções vai movimentar turismo de negócios em Miguel Pereira

“Passaram prefeitos, políticos… prometeram, prometeram e prometeram e nunca fizeram nada por Portela. Mas nosso Governo prometeu, e hoje, a gente conseguiu materializar todas essas promessas e transformando, Governador Portela, em um dos distritos mais bonitos do estado do Rio de Janeiro”, disse o prefeito ao finalizar as inaugurações, com a revitalização completa do distrito.

Governador Portela: a cidade operária de Miguel Pereira

No século XX, Governador Portela prosperou rapidamente em função dos trabalhos da ferrovia ali executados em larga escala. Transformada em um centro de gerência, fiscalização e manutenção das viagens pela Linha Auxiliar, a vila passou a abrigar inúmeras famílias de ferroviários. O extraordinário movimento determinado pela passagem dos trens e os múltiplos serviços de embarque e desembarque de mercadorias em Portela motivou, em tempo relativamente rápido, a necessidade de criação de diversas casas comerciais que pudessem atender as pessoas que circulavam pela Vila em número cada vez maior.

Essas atividades tão especiais, desenvolvidas em alto nível em Portela, demandaram o concurso de dezenas de trabalhadores muito bem qualificados. Por conseguinte, logo após o advento do século XX, a localidade já exibia uma população de profissionais altamente especializados e muito bem treinados nos segredos de gerenciamento e manutenção de uma linha férrea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *