Mangaratiba realiza 14° Conferência Municipal de Assistência Social
A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), promoveu na ultima quarta-feira (5) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’, o evento aconteceu no Hotel Porto Real e reuniu representantes do município e do estado.
A conferência teve como objetivo discutir políticas públicas e propostas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, em Mangaratiba. Para isso, o evento reuniu representantes da sociedade civil, do executivo municipal, de conselhos municipais e estaduais, para um amplo debate sobre os projetos e serviços da assistência em prol da população de Mangaratiba.
A mobilização contou com a apresentação do Coral da Terceira Idade e palestras da representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Fabiana Rosa, da assessora de captação da Secretaria de Assistência Social da cidade do Rio de Janeiro, Alice Lima, e da Doutora em Serviço Social, Maria Helena Tavares.
O Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Edu Jordão, fez um balanço dos serviços prestados pela Secretaria para a população, que hoje atendem a mais de 20 mil pessoas, e destacou a importância da conferência.
“É com grande satisfação que realizamos nossa 14ª conferência. O trabalho desenvolvido nesta reunião, de forma democrática e participativa, não só ajuda a garantir o acolhimento efetivo ao cidadão – o que vem crescendo significativamente na cidade -, mas também, a debater políticas públicas para o fortalecimento do SUAS. Precisamos assegurar que esse sistema esteja acessível para todos”, frisou o Secretário, lembrando que as propostas definidas no encontro serão levadas para as conferências estadual e nacional de Assistência Social.
O evento contou com a presença dos Secretários Municipais Coronel Paulo Rogério Escarani (Defesa Civil), Braz Marcos (Administração e Ordem Pública), Roberto Castilho (Comunicação), Antonio Marcos Zichtl (Habitação), Evandro Ramalho (Trânsito), a Procuradora Geral do Município, Dra Sara Mendes, das Subsecretárias de Assistência Social e Direitos Humanos, Adriana Dahan e Ione Santos, respectivamente, além da Promotora de Justiça, Dra Débora Lima, e do vereador Aristides Barcelos.
Também estiveram presentes subsecretários municipais, representantes das secretarias de educação e saúde, dos conselhos municipais do idoso, da criança e adolescente, da pessoa com deficiência, e dos conselhos municipal e estadual de Assistência Social.
Elaboração de propostas:
Além das palestras, durante o evento também foram elaboradas as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Assistência Social.
Vale lembrar que propostas que serão levadas para o Estado, começaram a ser elaboradas nas pré-conferências de Assistência Social realizadas nas últimas semanas em cada distrito de Mangaratiba. O trabalho, que apenas foi finalizado na Conferência Municipal, tem como base os cinco eixos temáticos essenciais para o desenvolvimento da política de assistência social:
EIXO 1 – Financiamento
EIXO 2 – Controle Social
EIXO 3 – Articulação entre segmentos
EIXO 4 – Serviços, programas e projetos
EIXO 5 – Benefício e Transferência de Renda