Mais inclusão: Primeiro Centro Especializado em Reabilitação de Meriti é inaugurado

A Prefeitura de São João de Meriti inaugurou na sexta-feira (7/6) à noite o Centro Especializado em Reabilitação Norma Bastos Fernandes (CER), o primeiro da cidade. O equipamento é do tipo II, ou seja, presta atendimento em duas modalidades de reabilitação: física e intelectual.

Localizada no Parque Novo Rio, o CER contará com profissionais especializados nas áreas de ortopedia, neurologia, fisiatria, psicologia, fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional. O espaço  será um importante ponto de referência para a rede de cuidados à pessoa com deficiência do município.

Na cerimônia de inauguração, diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas: vereadores, deputados estaduais e federais, a secretária estadual de Saúde Claúdia Mello e a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) Rosangela Bello. O prefeito Dr. João Ferreira Neto agradeceu a presença de todos e falou sobre as realizações da prefeitura: “É um momento de muita alegria e conforto. A minha vida foi feita de desafios e assumir a prefeitura foi o maior deles pelas condições que a nossa cidade se encontrava. Com muita luta, conseguimos reabrir a UPA do Jardim Íris, que estava fechada há dois anos antes de assumirmos. Abrimos a UPA Infantil do Éden, que está atendendo cerca de 250 crianças por dia. Agora, o nosso Centro de Reabilitação está entregue à população, feito com recursos próprios da prefeitura e equipado com a ajuda do Governo do Estado. Em breve, vamos entregar a primeira Maternidade Municipal do município, a Casa de Passagem e o Hospital Municipal, que terá um centro oncológico e de hemodinâmica. São muitos desafios, mas trabalhamos com pessoas competentes que amam São João de Meriti e que estão transformando a nossa cidade.”

O prédio de quase 2.000 m², possui dois andares, 16 consultórios (um de odontologia, quatro de fisioterapia e três pediátricos), quatro banheiros e vestiários (dois femininos e dois masculinos), dois fraldários, refeitório, brinquedoteca, sala de oficina, sala de fisioterapia pediátrica, polo de ostomizados e piscina terapêutica aquecida pra hidroterapia. “Esse é o maior equipamento da Baixada Fluminense para tratamento de pessoas com problemas relacionados à motricidade e ao intelecto. Ele é fundamental para ajudar esses cidadãos que são especiais e precisam de lugares ainda mais especiais para serem tratados”, disse o secretário municipal de Saúde, Dr. Altair Soares Neto.

Criador da Lei nº 9.734, que deu origem ao Centro Especializado em Reabilitação de São João de Meriti, o deputado estadual Valdecy da Saúde, convidado para o evento, explicou por que teve essa iniciativa: “Esse projeto está no meu coração desde o primeiro dia que eu iniciei o meu trabalho como servidor público municipal na área de saúde. Tem pessoas aqui há mais de dois anos, na fila de espera, aguardando por uma consulta. A pessoa com deficiência, quando não consegue encontrar o caminho do tratamento, toda a família passa a ter problemas de saúde também. Esse equipamento vai justamente melhorar a qualidade de vida de centenas de milhares de pessoas de toda a Baixada Fluminense.”

O público-alvo são crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor para estimulação precoce; pessoas com deficiência intelectual, física temporária ou permanente (plegias, paresias, amputação, paralisia cerebral, deformidade congênita ou adquirida, síndromes raras); pacientes com sequelas neurológicas, físicas e motoras que limitem ou impeçam a participação na sociedade e pessoas com transtorno do espectro autista. Representando o Cisbaf, a secretária executiva Rosangela Bello demonstrou sua emoção com a inauguração: “Essa ação reflete a união de esforços do Executivo com o Parlamento, que viram as necessidades das pessoas e criaram um equipamento desta qualidade. Nós e nossos filhos necessitamos disso. Eu fiquei emocionada visitando e vendo a qualidade desse equipamento. O SUS é isso!”

A direção médica da unidade é do Dr. Alexandre Moreth, ortopedista com 28 anos de formação, especialista em Ortopedia e Traumatologia pela PUC Rio e pelo Hospital São Zacarias – Santa Casa de Misericórdia do RJ. A clínica foi referência em tratamento de crianças com deficiência.

O CER II está localizado estrategicamente ao lado do Complexo Esportivo Valter Pereira da Silva (mais conhecido como Poeirão), inaugurado em julho de 2022. A ideia é usar o espaço (que possui campo de futebol, quadra de areia e área kids) para atividades físicas e recreativas complementares. O local, antes de receber esse importante investimento, estava abandonado e era usado para descarte irregular de lixo. A área total, com os dois equipamentos, é de quase 9.000 m². O deputado federal Ottoni de Paula, convidado à cerimônia, relembrou alguns fatos: “Há dois anos, nós trouxemos aqui para a cidade o Primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeira de Rodas da Baixada Fluminense, porque o prefeito Dr. João abraçou essa causa. Hoje, o que nós estamos celebrando aqui é uma questão de humanidade. Esse é o melhor Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Rio de Janeiro. Não há, nem na capital, um equipamento como esse, só aqui em São João de Meriti”.

Já o deputado federal Bebeto da Veggi aproveitou para dizer ao público os próximos planos dele para a cidade: “Eu quero deixar registrado aqui um compromisso com vocês: vou destinar recursos para comprar duas vans adaptadas para cadeirantes que serão pacientes do CER. Para que todos que precisam possam ser buscados em casa. Serão duas vans, com ar condicionado e zeradas. Em 2025, sem sombra de dúvida, terá um transporte para vocês.”

Mães atípicas meritienses compareceram à inauguração e estão com grandes expectativas para o atendimento. “O CER vai melhorar muito o desenvolvimento das crianças que precisam. O meu filho, por exemplo, é autista e eu estou na fila de espera com ele há anos. No momento, ele só faz fonoaudiologia, mas não fala ainda e não tem acompanhamento nenhum. Aqui eu pretendo conseguir terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, todos os tratamentos e não precisamos ir a outro município”, disse Ana Sousa de 28 anos, autônoma, assim como a cabeleireira Liliane Souza de 45 anos: “Eu sou moradora de São João de Meriti durante toda a minha vida e o meu filho vai fazer 16 anos com paralisia cerebral. Essa nova unidade vai facilitar em absolutamente tudo a nossa vida. Nunca mais seremos humilhados por município nenhum, porque não somos bem recebidos em outros locais, por não sermos de lá. Isso aqui é um sonho para todas as mães atípicas, porque não se trata só da criança, se trata mais de nós também. De zero a dez, eu dou dez mil, maravilhosos”

A unidade atende crianças e adultos, na Rua Iracema, esquina com Rua Estrela Dalva, s/n – Parque Novo Rio. Para ser atendido é preciso ir ao local com os documentos e o laudo médico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os cadastramentos começam nesta quarta-feira, dia 12 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *